Secções
Entrar

Portugal é dos países da UE que usam menos materiais reciclados

25 de novembro de 2021 às 11:38

Os Países Baixos apresentaram a maior taxa de circularidade (31%), seguindo-se a Bélgica (23%) e a França (22%), enquanto as menores se observaram na Roménia (1%), Portugal e Irlanda (2% ambos).

A taxa de circularidade da União Europeia (UE) aumentou para 12,8% em 2020, face a 2019, apresentando Portugal a segunda mais baixa (2%) de recursos materiais provenientes de resíduos reciclados, divulgou hoje o Eurostat.

De acordo com dados hoje divulgados pelo serviço de estatística da UE, a taxa de utilização de material reciclado (taxa de circularidade) avançou, em 2020, 0,8 pontos percentuais para 12,8%, tendo mantido uma tendência em alta desde 2004 (8,3%), o primeiro ano para o qual há dados disponíveis.

Entre os Estados-membros, os Países Baixos apresentaram a maior taxa de circularidade (31%), seguindo-se a Bélgica (23%) e a França (22%), enquanto as menores se observaram na Roménia (1%), Portugal e Irlanda (2% ambos).

O Eurostat salienta que as diferenças de aproveitamento de resíduos reciclados entre os Estados-membros se devem não apenas à quantidade de reciclagem de cada país, mas também a fatores estruturais nas economias locais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela