Secções
Entrar

Sismo de magnitude 4,1 sentido na ilha de São Miguel

18 de abril de 2022 às 10:59

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores indica que o sismo foi sentido às 5h57 locais (6h57 em Lisboa).

Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter e epicentro a cerca de 35 quilómetros a sudeste (SE) de Água Retorta, em São Miguel, nos Açores, foi sentido esta madrugada em várias freguesias da maior ilha açoriana.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) indica que o sismo foi sentido às 05:57 locais (06:57 em Lisboa), segundo um comunicado da Proteção Civil dos Açores.

De acordo com o CIVISA, e segundo a informação disponível até ao momento, o abalo foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli Modificada nas freguesias de Faial da Terra, Nossa Senhora dos Remédios e Furnas (concelho de Povoação) e na freguesia de Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo).

O evento foi ainda sentido com intensidade IV nas freguesias de Ribeira Seca e S. Pedro (concelho de Vila Franca do Campo) e nas freguesias do Nordeste, Achada, Achadinha, Santana e Salga (concelho de Nordeste).

O abalo foi também sentido com intensidade IV nas freguesias de Fenais da Ajuda, Maia e S. Brás, no concelho de Ribeira Grande, e nas freguesias de Água de Pau e Nossa Senhora do Rosário (concelho de Lagoa).

No concelho de Ponta Delgada o sismo foi sentido com intensidade III/IV na freguesia de S. Pedro, segundo o CIVISA.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve-se no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto