Secções
Entrar

SEF ajuda a desmantelar rede de casamentos de conveniência

12 de setembro de 2017 às 18:09

A entidade nacional participou numa operação conjunta com a Interpol que decorreu em Portugal e na Alemanha

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) participou hoje numa operação, que decorreu em simultâneo na Alemanha, e que levou ao desmantelamento de uma rede de casamentos de conveniência, tendo sido detidas cinco pessoas e executadas cerca de 50 buscas.

Em comunicado, o SEF adianta que a investigação foi liderada pela Policial Federal Alemã e Departamento de Investigações Criminais de Berlim e que foram emitidos sete mandados de detenção europeus.

No decurso das buscas na Alemanha e em Portugal foram apreendidos passaportes, certidões de casamento, meios informáticos e telemóveis e outra documentação relacionada com os crimes em investigação, bem como centenas de milhares de euros em dinheiro.

Em Portugal, refere o SEF, foram ainda constituídos quatro arguidos e realizados interrogatórios.

A investigação teve início em Outubro de 2016 com base em suspeitas de auxílio à imigração ilegal através de casamentos de conveniência e falsificação de documentos, tendo sido identificado uma rede organizada, de origem nigeriana, que operava na Alemanha, na Nigéria e em Portugal.

A rede, segundo o SEF, estava envolvida na organização de supostos casamentos de conveniência entre cidadãos estrangeiros em situação ilegal na União Europeia e cidadãos comunitários, maioritariamente portugueses.

"Com recurso a falsificação de documentos a rede forjava registos de casamento e outra documentação tendo em vista contornar o sistema de concessão de autorizações de residência e de asilo e em Portugal recrutava potenciais nubentes que transportava para a Alemanha a fim de simular as supostas relações matrimoniais a troco de dinheiro", lê-se no comunicado.

A Europol colocou no terreno dois analistas (um em Portugal e um na Alemanha) que deram apoio directo aos investigadores.

A operação de hoje foi a segunda de grande dimensão desencadeada nos últimos meses pela polícia germânica contra os vistos fraudulentos.

Em Junho, a polícia germânica desmantelou uma rede de "falsos pais", pela qual homens alemães eram pagos para incluírem o seu nome em certificados de nascimento de crianças de imigrantes provenientes do Vietname, diversas regiões de África e do leste europeu.

Os bebés garantiam de imediato cidadania alemã, permitindo que as suas mães requeressem autorizações de residência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela