Secções
Entrar

Rússia e Arábia Saudita no primeiro jogo. Portugal estará no último?

14 de junho de 2018 às 08:20

O 21º Campeonato do Mundo de futebol arranca esta quinta-feira em Moscovo. A selecção lusa entra em campo, frente à Espanha, no segundo dia da competição.

A anfitriã Rússia e a Arábia Saudita dão o pontapé de saída no 21º Campeonato do Mundo de futebol, num embate marcado para o Estádio Luzhniki, em Moscovo, o palco da final, em 15 de julho.

1 de 8
Mundial
Foto: REUTERS/Carl Recine
Mundial
Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach
Mundial
Foto: EPA/PETER POWELL
Mundial
Foto: REUTERS/Carl Recine
Mundial
Foto: REUTERS/Maxim Shemetov
Mundial Arábia Saudita
Foto: REUTERS/Carl Recine
Mundial Portugal
Foto: PAULO NOVAIS/LUSA
Mundial Espanha
Foto: Reuters

Às 18h00 locais (16h00 em Lisboa), o árbitro argentino Nestor Pitana vai 'apitar' para o início do primeiro dos 64 encontros da competição, na qual Portugal participa pela sétima vez, quinta consecutiva, após 2002, 2006, 2010 e 2014.

Depois de dois anos a jogar apenas particulares, com excepção para a participação na Taça das Confederações, a Rússia vai jogar o seu Mundial como 70ª do 'ranking' da FIFA, enquanto a Arábia Saudita segue apenas três lugares acima.

Tendo em conta que se trata de um embate entre as duas equipas com pior 'ranking' presentes na prova, as expectativas para o primeiro jogo, do Grupo A, quanto à qualidade futebolística, não podem ser, obviamente, muito elevadas.

Desde o fim da União Soviética, a Rússia tombou sempre na primeira fase (1992, 2002 e 2014), enquanto a Arábia Saudita chegou aos 'oitavos' na estreia (1998), mas também caiu na fase de grupos nas últimas três participações (1998, 2002 e 2006).

Ainda assim, a Rússia é agora o anfitrião, que só uma vez não seguiu em frente, em 2010, ano em que a África do Sul, única organizadora africana, ficou pela fase de grupos. No Grupo A, terminou à frente da França, mas atrás de Uruguai e México.

Desta vez, a Rússia, que deixou 'infinitas' interrogações na preparação, deverá discutir o apuramento com o Uruguai, de Cavani, Suárez, do portista Maxi Pereira e do 'leão' Coates, e o Egito, mais forte se puder contar com Mohamed Salah.

Uruguaios e russos apenas jogam na sexta-feira, dia também marcado para a estreia de Portugal, perante a Espanha, que, a dois dias da competição, trocou o seleccionador Julen Lopetegui - depois de este ter assinado 'às escondidas' pelo Real Madrid - por Fernando Hierro.

O segundo dia da competição inclui ainda o embate entre o Irão, de Carlos Queiroz, e Marrocos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela