Secções
Entrar

Ronaldo iguala recorde de Platini

06 de julho de 2016 às 21:48

Capitão da selecção nacional marcou nove golos. CR7 é também o jogador com mais jogos em fases finais

Cristiano Ronaldo igualou hoje o francês Michel Platini com melhor marcador da história dos Europeus de futebol, ao apontar o seu nono tento, face ao País de Gales, nas meias-finais do Euro2016.

Em Marselha, o 'capitão' da selecção lusa, que é também o jogador com mais jogos em fases finais (20 jogos), marcou o primeiro tento da formação lusa, aos 50 minutos, que foi o seu nono em Europeus, os mesmos de Platini, todos em 1984.

Ronaldo, que havia marcado dois golos no Euro2004, um no Euro2008 e três no Euro2012, somou o seu terceiro tento em França, depois de 'bisar' face à Hungria, no empate a três que valeu a Portugal o apuramento para os oitavos de final.

O '7' luso, que também reforçou o estatuto de melhor marcador do Europeu, juntando qualificação e fase final (29 golos), já se tinha tornado o primeiro jogador da história a marcar em quatro Europeus, sendo que, juntando os Mundiais, também é o único com golos em sete fases finais.

Na história dos Europeus, estreou-se a marcar no primeiro jogo do Euro2004, quando fez o tento de honra da seleção portuguesa frente à Grécia (2-1), no Estádio do Dragão.

O então jogador do Manchester United entrou em campo no início da segunda parte e facturou nos descontos.

Na altura, e com apenas 19 anos, o avançado luso voltou a inscrever o seu nome na lista dos marcadores, desta vez nas meias-finais com a Holanda (2-1), tendo inaugurado o marcador, aos 26 minutos, com um cabeceamento certeiro.

No Euro2008, na Áustria e Suíça, numa prova em que Portugal foi eliminado nos 'quartos', pela Alemanha, Ronaldo marcou um golo, no 3-1 sobre a República Checa, aos 63 minutos, na segunda jornada da fase de grupos.

Na Polónia e Ucrânia, em 2012, o 'capitão' da formação das 'quinas' fez bem melhor: 'bisou' perante a Holanda (2-1), no último duelo do Grupo B, num encontro em que Portugal chegou a estar a perder.

Quatro dias depois, Ronaldo apontou, aos 79 minutos, o golo que colocou Portugal nas meias-finais, na vitória por 1-0 sobre a República Checa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela