Secções
Entrar

Rio desafia Costa para debate entre 'Centenos'

24 de setembro de 2019 às 17:07

Rio retomou parte dos temas dos debates com António Costa onde ambos trocaram argumentos sobre o melhor modelo económico para o país e discutiram quem tinha "o melhor Centeno".

O presidente do PSD, Rui Rio, desafiou hoje o ministro das Finanças, Mário Centeno, a aceitar debater com o seu porta-voz para as Finanças, Joaquim Sarmento, as contas e modelos económicos dos dois partidos.

Num almoço com empresários em Setúbal, Rio retomou parte dos temas dos debates de segunda-feira com o líder do PS, António Costa, onde ambos trocaram argumentos sobre o melhor modelo económico para o país e discutiram quem tinha "o melhor Centeno" nas finanças.

"Nos dois debates de ontem [segunda-feira], houve uma troca de números que ninguém no país entendeu bem, penso que era essa a intenção do dr. António Costa", ironizou Rio.

O líder do PSD saudou, depois, que a Antena 1 tenha convidado Sarmento e Centeno para um debate sobre matéria económica, que o porta-voz social-democrata para as Finanças Públicas já aceitou, e lançou um desafio.

"O professor Joaquim Sarmento já disse que sim. Se o dr. António Costa tem tanta segurança naquilo que foram os números que jogou para cima da mesa, seguramente que o seu Joaquim Sarmento -- que se chama Mário Centeno - aceitará debater esses números", considerou.

Rio defendeu mesmo que, depois de fechado o período de debates políticos, "fazer um ou outro debate técnico também ajuda a uma campanha eleitoral mais elevada".

Num almoço para poucas dezenas de pessoas -- que será uma aposta da campanha do PSD para "facilitar a comunicação", como justificou Rui Rio -, o presidente social-democrata voltou a apontar que o modelo económico que defende para o país passa por políticas públicas para as empresas e no crescimento assente nas exportações.

"Por isso, da redução fiscal que propomos, metade é para as empresas - metade é para o futuro - e a outra metade para o presente, que é para as famílias", justificou.

Rio avisou que apesar de "a carga fiscal ser a maior de sempre em Portugal", o PSD não propõe uma "redução brutal".

"Ninguém está aqui para vender banha da cobra", frisou, assegurando que a redução será feita "à medida que a economia o suporta".

Em relação à despesa corrente, o presidente do PSD apenas prometeu que irá subir menos, e defendeu uma perspetiva "não liberal, mas social-democrata do Estado".

"Se o PSD for Governo, os ministros da Economia e das Finanças terão de ouvir mesmo os empresários", avisou.

Em resposta uma pergunta da audiência sobre a importância do ambiente e do ordenamento do território, Rio considerou que a atual campanha representou "um virar de página".

"Não há nenhum partido que depois desta campanha tenha coragem de não colocar a componente ambiental na primeira fila", defendeu.

Antes, o cabeça de lista do PSD por Setúbal, o vereador Nuno Carvalho -- uma das apostas do líder social-democrata em novos rostos - defendeu que "Portugal precisa de Rui Rio como primeiro-ministro".

"Sem economia vibrante, sem capacidade estratégica não teremos o Portugal de que o país precisa", afirmou.

Ao lado de Rui Rio, ao almoço, estava o número dois da lista por Setúbal e líder parlamentar, Fernando Negrão, numa iniciativa onde também marcou presença o líder da distrital social-democrata, Bruno Vitorino, que ficou fora das listas de candidatos a deputados.

Em 2015, a coligação PSD/CDS-PP ficou em segundo lugar em Setúbal, atrás do PS, e elegeu cinco dos 18 deputados deste círculo, quatro dos quais sociais-democratas: Maria Luís Albuquerque, Bruno Vitorino, Maria das Mercês Borges e Pedro do Ó Ramos (nenhum deles integra este ano as listas).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela