Secções
Entrar

PSD propõe José Teles Pereira para o Constitucional

25 de junho de 2015 às 15:33

O magistrado 58 anos e exerce a profissão desde 1984. A sua eleição será feita pelos deputados no dia 3 de Julho

O PSD vai propor, com o acordo do PS e do CDS-PP, José António Pires Teles Pereira para o Tribunal Constitucional, substituindo o juiz José da Cunha Barbosa, disse à Lusa fonte do grupo parlamentar social-democrata.

 

O nome para a eleição, que está marcada para o dia 3 de Julho, tinha de ser apresentado até sexta-feira, dia 26 de Junho.

 

José Teles Pereira será votado pelos deputados para substituir o juiz conselheiro José da Cunha Barbosa que comunicou, no dia 12 de Junho, a sua renúncia, por razões de saúde.

 

O juiz proposto pelo PSD foi director-geral do Serviço de Informações de Segurança entre 2001 e 2003, tendo sido director-geral adjunto do mesmo serviço entre 1997 e 2000, segundo informa o currículo divulgado pelo PSD.

 

José Teles Pereira tem 58 anos e é juiz desde 1984 e juiz desembargador desde 2005, tendo sido assessor no Tribunal Constitucional em duas ocasiões: junto do conselheiro José de Sousa Brito (1994 a 1996), e do então vice-presidente Rui Moura Ramos (entre 2003 e 2006).

 

Foi vogal da comissão de Liberdade Religiosa, nomeado pelo ministro da Justiça, entre 2007 e 2010, e membro da comissão de revisão das expropriações entre 2012 e 2013, indicado pelo Conselho Superior da Magistratura.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela