Secções
Entrar

PSD mais forte no Norte do país

07 de outubro de 2019 às 15:03

No município do Porto, de onde Rui Rio é natural e que liderou como presidente de Câmara durante três mandatos, o PSD foi o partido mais forte, com 34,17% das escolhas.

OPSDde Rui Rio foi mais forte a Norte do país, obtendo votações mais expressivas do que a nacional (27,9%), nomeadamente em Bragança e Vila Real, onde ficou em primeiro lugar com 40,78% e 39,04% dos votos, respetivamente.

Nas eleições legislativas de domingo, o PSD elegeu um total de 77 deputados face aos 106 do PS e, se no distrito de Lisboa ficou abaixo da média nacional, com 22,60% dos votos (12 mandatos), no círculo eleitoral do Porto chegou aos 31,16%, mantendo os 15 deputados de 2015, altura em que concorreu com oCDSe este partido elegeu, pela lista da coligação, três representantes no distrito por onde concorreu o líder social-democrata.

No município do Porto, de ondeRui Rioé natural e que liderou como presidente de Câmara durante três mandatos, o PSD foi o partido mais forte, com 34,17% das escolhas.

No concelho que atualmente é presidido pelo independente Rui Moreira, o PSD apenas deixou por conquistar a freguesia de Campanhã, onde venceu o PS, ao passo que no concelho de Lisboa os votos no partido laranja ficaram nos 24,45%.

Em Braga, o PSD teve 34,08% dos votos, elegendo os mesmos oito deputados do que oPS(36,40%).

Com um resultado de 33,79%, em Viana do Castelo os social-democratas conseguiram três deputados, os mesmos do que o PS (34,77%).

No mapa de resultados do portal de dados estatísticos EyeData, disponível em www.lusa.pt, a mancha laranja que representa o PSD como partido mais votado termina no concelho de Rio Maior (onde o partido de Rui Rio conseguiu 36,10% dos votos), distrito de Santarém (onde os social-democratas ficaram com um total global de 25,20%).

Olhando mais para o centro do país, para o círculo eleitoral de Aveiro, o PSD baixou dos 48,14% de 2015 para 33,55%.

Em Viseu, onde o PSD conseguiu em 2015, na coligação com o CDS, 51,05% das votações, Rio ficou agora nos 36,24%.

Já em Leiria, o PSD foi no domingo o partido mais votado, com 33,52% dos votos.

Na Madeira, o PSD obteve um desfecho idêntico ao de 2015: 37,15%, face aos 37,75% de há quatro anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela