Secções
Entrar

PSD e CDS acusam Governo de ocultar relatório da Protecção Civil sobre Pedrógão

02 de maio de 2018 às 14:48

O Governo já negou ter escondido o documento e revelou que o mesmo foi enviado, em Novembro, para o Ministério Público encontrando-se em segredo de justiça.

O PSD e CDS-PP acusaram hoje o Governo de ocultar o relatório da auditoria interna da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) sobre o incêndio de Pedrógão Grande e vão exigir o acesso do parlamento ao documento.

1 de 2
Foto: Lusa
Foto: Lusa

OPúbliconoticiou hoje que o relatório de uma auditoria interna da ANPC aos trabalhos do combate ao fogo de Pedrógão Grande, em 2017, indica que houve documentos apagados ou destruídos.

Segundo o jornal, o relatório, pedido pela então ministra Constança Urbano de Sousa, foi recebido já pelo actual responsável da pasta, Eduardo Cabrita, em meados de Novembro, mas este nunca o divulgou.

Em resposta, o Governo já negou ter escondido o documento e revelou que o mesmo foi enviado, em Novembro, para o Ministério Público encontrando-se em segredo de justiça.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, o vice-presidente da bancada do PSD Carlos Peixoto considerou que o relatório divulgado aponta para a existência de "falhas muito graves" no início do incêndio em Pedrógão.

"O Governo, perante estas falhas, o que faz é guardar o relatório na gaveta e não o tornar público", acusou, considerando que "uma coisa é a investigação judicial, outra é a investigação política".

O deputado do PSD salientou que o executivo tornou públicos outros relatórios anteriores sobre este incêndio e vai pedir o acesso à auditoria interna da ANPC, que considera denunciar "uma omissão e inacção por parte da Protecção Civil" que tem de ter "consequências políticas".

"O PSD entende que nesta matéria o governo está claramente a brincar com o fogo", criticou ainda, acusando o executivo de "ocultar informações que não o deixam nada bem na fotografia".

Também o deputado do CDS-PP Telmo Correia anunciou que os democratas-cristãos irão enviar ainda hoje um requerimento ao ministro da Administração Interna, questionando por que razão o relatório foi mantido "secreto ou escondido", quais as suas conclusões, se já foram abertos processos disciplinares e que alterações fará o Governo ao nível dos comandos.

"A ideia que nos dá aqui é que o Governo, sobre esta matéria, mantém e continua a lançar um manto de obscuridade, um manto de segredo para que não seja possível o país conhecer aquilo que aconteceu", acusou Telmo Correia.

O deputado do CDS-PP salientou que o partido só não pedirá a audição urgente do ministro, uma vez que já está prevista a presença de Eduardo Cabrita na comissão parlamentar na próxima semana, em 08 de maio.

O Público adianta que o relatório da auditoria, feito pela Direcção Nacional de Auditoria e Fiscalização da ANPC, aponta para falhas graves na organização inicial do combate ao incêndio e diz que os auditores se depararam com a inexistência de provas documentais sobre o trabalho de combate ao fogo.

Segundo os auditores que fizeram o relatório sobre o desempenho dos seus agentes no combate ao fogo de Junho do ano passado, toda a investigação se deparou com "limitações na obtenção de elementos de prova", informação que "pode tornar-se vital" para a avaliação posterior, nomeadamente ao nível da responsabilidade disciplinar e criminal.

Em causa, refere oPúblico, estão todos os documentos que são produzidos no posto de comando de um incêndio, desde os planos de situação aos planos estratégicos de ataque, e todas as informações das três células de qualquer posto de comando (logística, planeamento e operações).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela