Secções
Entrar

PS acusa Rui Rio de estar a aproximar-se da extrema-direita

19 de dezembro de 2021 às 15:41

José Luís Carneiro considerou que "há uma agenda que apenas aparece nas entrelinhas e que tem de ser clarificada pelo PSD".

O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, acusou este domingo o PSD de estar a aproximar-se da extrema-direita, escusando-se a esclarecer se os socialistas podem vir a viabilizar um Governo minoritário social-democrata.

"O PS é o grande partido do centro político e do centro-esquerda em Portugal. O único partido que sempre deu provas de se entender mesmo com a extrema-direita foi precisamente a liderança do PSD quando aceitou o acordo com o Chega nos Açores e quando chegou a este congresso e disse que era um partido contra o sistema", declarou José Luís Carneiro após assistir à sessão de encerramento do 39.º Congresso do PSD, no Europarque em Santa Maria da Feira (Aveiro).

Para o número dois do PS, o PSD de Rio "está a aproximar-se da extrema-direita e não do posicionamento político ao centro como o país precisa".

José Luís Carneiro considerou que "há uma agenda que apenas aparece nas entrelinhas e que tem de ser clarificada pelo PSD".

"A garantia que damos aos portugueses é que o PS sempre colocou o interesse do país acima dos interesses partidários. É preciso lembrar que quem colocou os interesses partidários acima dos interesses do país foram aqueles que chumbaram o Orçamento do Estado", sustentou.

José Luís Carneiro defendeu ainda que só com uma "maioria clara, inequívoca e reforçada" do PS será possível ter a "estabilidade, previsibilidade e segurança" que o país precisa para enfrentar os desafios com que está confrontado.

O dirigente socialista observou que o líder do PSD, no seu discurso de encerramento, recorreu a "atoardas populistas" que são "injustas" relativamente ao esforço que os portugueses têm vindo a fazer para "recuperar rendimentos, proteger as empresas e o emprego", não tendo apresentado qualquer "ideia estruturada" para o desenvolvimento do país.

Carneiro acusou ainda o líder do PSD de continuar a ser contra a independência do sistema de justiça, porque quer reforçar o controlo do poder político sobre a autonomia da magistratura, e lembrou que, apesar de falar num país mais descentralizado, fez campanha e votou contra a regionalização, citando o provérbio de Frei Tomás que diz "faz o que eu digo, não faças o que ele faz".

O 39.º Congresso do PSD começou na sexta-feira e terminou hoje em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela