Secções
Entrar

Presidente chinês recebido no Parlamento, mas sem Bloco e PAN

05 de dezembro de 2018 às 12:57

Xi Jinping foi recebido por Ferro Rodrigues que disse: "Diferentes partidos têm posições distintasmas há um grande consenso que nos une no objectivo de aprofundar o relacionamento com a China".

O Presidente chinês assinou esta quarta-feira o nome e a data no livro de honra do Parlamento português, reuniu-se com o presidente daAssembleia da Repúblicae posou para fotografias, na ausência de BE e PAN.

No âmbito da sua visita de Estado a Portugal, entre terça-feira e hoje,Xi Jinpinge respectiva comitiva, que já estiveram com o Presidente da República,Marcelo Rebelo de Sousa, na véspera, no Palácio de Belém e no Palácio da Ajuda, encontram-se em seguida com o primeiro-Ministro, António Costa, no Palácio de Queluz.

Em São Bento, o séquito chinês chegou pelas 10h52 e foi recebido por Ferro Rodrigues, na escadaria exterior, seguindo para os passos perdidos do parlamento, onde cumprimentou os vice-presidentes da Assembleia da República, os presidentes dos grupos parlamentares - à excepção de representantes bloquistas e do PAN -, o membros da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, os secretários da Mesa da Assembleia da República e a presidente do grupo parlamentar de Amizade Portugal-China.

Já no salão nobre do Parlamento, Xi Jinping e Ferro Rodrigues mantiveram as conversações à porta fechada, seguindo-se a recolha de imagens de conjunto, em jeito de fotografia oficial, na sala das reuniões plenárias, cujos ecrãs electrónicos exibiram as bandeiras portuguesa e da China.

"Diferentes partidos têm posições distintas, e distintos pontos de vista, mas há um grande consenso que nos une no objectivo de aprofundar o relacionamento com a China. O ano de 2018 ficará na história do relacionamento bilateral luso-chinês", disse Ferro Rodrigues, nos breves momentos em que a comunicação social pôde acompanhar a reunião.

O Presidente da Assembleia da República lembrou ter efectuado há duas semanas uma visita oficial à China, a convite do homólogo Li Zhanshu, para retribuir a presença do seu antecessor, Zhang Dejiang, que se deslocara a Portugal em Julho de 2017.

"A República Popular da China é um dos nossos maiores parceiros comerciais, e os seus empresários são dos que mais apostam na nossa economia. Aqui investem e criam riqueza. Fazem-no agora, mas fizeram-no também em circunstâncias adversas", continuou Ferro Rodrigues.

O segundo magistrado da nação realçou a "condição de país marítimo, de país de pontes" para declarar que Portugal se posiciona, "na comunidade internacional, enquanto "membro pleno e empenhado na União Europeia", a favor de "cooperação" e "abertura", em vez de "confrontação" e "isolamento".

"É neste espírito que acompanhamos, com grande interesse, a iniciativa ?Uma Faixa, Uma Rota', ou não fosse Portugal um cruzamento entre a rota da seda terrestre e a roda da seda marítima. Muitas oportunidades podem surgir com esta iniciativa. Em particular, o crescimento do porto de Sines, com o enorme potencial de se tornar uma plataforma intercontinental e de acesso da China aos mercados europeus", disse ainda Ferro Rodrigues.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela