Secções
Entrar

PR revela que Jorge Sampaio está "sedado e em processo de estabilização"

27 de agosto de 2021 às 18:47

O ex-presidente Jorge Sampaio foi esta sexta-feira de manhã internado em Lisboa na sequência de dificuldades respiratórias.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, adiantou esta sexta-feira que o antigo chefe de Estado Jorge Sampaio, que está internado em Lisboa, está "sedado e em processo de estabilização", desejando-lhe uma "rápida recuperação".

"Está, como é público, sedado e, portanto, está num processo de estabilização em termos respiratórios e pouco a pouco [os médicos] vão ver se retiram a sedação e ver como será a reação", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à margem de uma visita à Feira do Livro do Porto, que abriu esta sexta-feira portas ao público.

O ex-presidente Jorge Sampaio foi esta sexta-feira de manhã internado em Lisboa na sequência de dificuldades respiratórias, disse à Lusa fonte do seu gabinete.

Segundo a fonte, Jorge Sampaio estava no Algarve, mas após sentir dificuldades respiratórias, e "dado o seu historial de doente cardíaco", foi transferido para Lisboa, onde está a ser acompanhado no hospital onde é habitualmente seguido.

Em comunicado, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental confirmou entretanto o internamento no Hospital de Santa Cruz, acrescentando que o ex-Presidente da República "se encontra em observação/vigilância médica".

O Chefe de Estado revelou ainda ter estado com Jorge Sampaio há 20 dias, num jantar de amigos que acontece anualmente, tendo-o achado "cansado e prostrado".

"O que desejamos todos é que as notícias sejam boas e que haja uma recuperação do estado de saúde do presidente Sampaio", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que esta não é primeira "crise" do ex-Presidente da República, mas é "uma crise que, naturalmente, preocupa".

Jorge Sampaio tem 81 anos e foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.

Em 1989 foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente preside à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação

Em 2017, o antigo Presidente da República foi operado duas vezes, uma das quais devido a "problemas acrescidos de mobilidade".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela