Secções
Entrar

Piratas informáticos roubaram 81 milhões de dólares do Banco do Bangladesh

15 de março de 2016 às 10:42

O governador do Banco Central do Bangladesh demitiu-se hoje, depois de piratas informáticos terem roubado 81 milhões de dólares das reservas estrangeiras do país

O ciberataque de uma conta do Bangladesh na Reserva Federal dos Estados Unidos, em Nova Iorque, embaraçou o Governo e o ministro das Finanças pediu a demissão do governador do Banco Central do país, Atiur Rahman. "Ele ligou-me ontem e eu pedi-lhe para se demitir. E ele demitiu-se hoje", disse o ministro A.M.A Muhith à agência AFP. 

Atiur Rahman, um economista, foi designado governador do Banco do Bangladesh em 2009 e deveria reformar-se em Agosto. A sua demissão surge depois de A.M.A Muhith ter revelado que o governador apenas o informou das perdas cerca de um mês depois de terem ocorrido, a 05 de Fevereiro.

Quando, na semana passada, começaram a ser conhecidos os pormenores do escândalo, Rahman, de 64 anos, viajou para a Índia para participar numa reunião do Fundo Monetário Internacional, deixando funcionários menos experientes do banco a tentarem explicar como é que oshackers conseguiram apoderar-se do dinheiro.

Os piratas informáticos bombardearam o banco de Nova Iorque com dezenas de pedidos de transferências e aparentavam estar a tentar explorar falhas na comunicação entre os bancos ao fim-de-semana. O roubo informático ocorreu a uma sexta-feira, dia em que o Banco do Bangladesh se encontra fechado, enquanto a Reserva Federal encerra ao Sábado e ao Domingo.

Oshackersterão tentado roubar mais 850 milhões de dólares, mas os sistemas de segurança do banco e os erros na digitação em alguns dos pedidos de transferência impediram prejuízos maiores. O piratas terão escrito mal o nome de uma organização não-governamental do Sri Lanka, desencadeando uma verificação do pedido em causa que fez então soar o alarme.

A verba efectivamente furtada foi transferida electronicamente para contas nas Filipinas. Alguns dos fundos foram recuperados e as autoridades das Filipinas congelaram o dinheiro na sequência de ordens judiciais, disse o Banco do Bangladesh. A Reserva Federal dos Estados Unidos, que gere as reservas do Banco do Bangladesh, negou que os seus próprios sistemas tenham sido violados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela