Secções
Entrar

Pelo menos 34 mortos em combates na República Centro Africana

08 de agosto de 2017 às 15:16

As mortes ocorreram nos recentes combates entre grupos armados no noroeste e sul da República Centro Africana, segundo um balanço das Nações Unidas

Pelo menos 34 pessoas morreram nos recentes combates entre grupos armados no noroeste e sul da República Centro Africana, segundo um balanço do Serviço das Nações Unidas de Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) divulgado hoje.

Em Batangafo (noroeste), "o balanço é de 24 mortos, entre os quais 14 civis, após os confrontos entre os grupos armados de 29 de Julho a 2 de Agosto", indica o OCHA num comunicado, adiantando que hoje a situação está "relativamente calma".

A 30 de julho, a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) disse à agência France Presse que "residências de organizações humanitárias tinham sido pilhadas" em Batangafo após os combates.

A OCHA refere ainda "uma dezena de mortos e sete feridos" numa localidade a sete quilómetros de Alindao (sul), em combates no passado dia 4.

"Os sinais de aviso de genocídio estão lá", declarou o secretário-geral adjunto da ONU para os Assuntos Humanitários, Stephen O'Brien, na segunda-feira em Nova Iorque, durante uma reunião da ONU, onde deu conta de viagens recentes à República Centro Africana e à República Democrática do Congo.

Com 4,5 milhões de habitantes, a República Centro Africana tarda em ultrapassar um conflito iniciado em 2013 entre grupos armados da coligação Séléka, maioritariamente muçulmanos, e anti-Balaka, sobretudo cristãos, apesar da intervenção da França (2013-2016) e da missão da ONU no país (MINUSCA, com cerca de 12.500 homens).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela