Secções
Entrar

PCP e PEV contra voto de pesar por Soares dos Santos

11 de setembro de 2019 às 16:48

Apesar dos votos contra do PCP e PEV e abstenção do BE, o Parlamento aprovou o voto de pesar pela morte do empresário Alexandre Soares dos Santos.

Oparlamentoaprovou esta quarta-feira, com votos contra dePCPe PEV e abstenção do BE, um voto de pesar apresentado pelo CDS-PP pela morte do empresário Alexandre Soares dos Santos, em 16 de agosto, aos 84 anos.

No texto do voto, os democratas-cristãos referem-se aSoares dos Santoscomo "empresário e filantropo", recordando o seu percurso de vida.

"Desde cedo teve um papel relevante na economia, na sociedade e na cultura portuguesas. Reconhecido pela sua forte personalidade e pela presença marcante que não deixava ninguém indiferente, Alexandre Soares dos Santos foi um dos empresários mais emblemáticos nos últimos 50 anos em Portugal. E, enquanto mecenas, alguém que levou a sério a responsabilidade social do empresário", destacam os democratas-cristãos.

O CDS-PP destaca ainda a criação, em 2009, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em honra do seu avô, "onde revelou a sua preocupação para com o futuro de Portugal, bem como evidenciou um enorme espírito de serviço público e apoio social que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso país.

Para o CDS-PP, o esforço de Alexandre Soares dos Santos "juntamente com o de todos os trabalhadores do seu grupo, contribuíram muito para a economia portuguesa que ficará para sempre com a sua marca indelével, e o país com a herança de um dos grandes grupos empresariais nacionais".

"A Assembleia da República lamenta o desaparecimento de Alexandre Soares dos Santos e apresenta as mais sentidas condolências à família, amigos e trabalhadores, reconhecendo a importância do seu legado para economia nacional", lê-se na parte resolutiva do voto.

Elísio Alexandre Soares dos Santos nasceu no Porto em 1934, começando a carreira profissional em 1957 na Unilever e depois, até 1967, foi diretor de 'marketing' da Unilever Brasil, entrando no ano seguinte para o Conselho de Administração daJerónimo Martins(JM) como administrador-delegado, cargo que acumulou com o de representante na 'joint-venture' com a Unilever.

Em fevereiro de 1996 passou para a presidência do Conselho de Administração da JM, cargo que ocupou até abril de 2003, quando passou a presidente não executivo ('chairman'), até 18 de dezembro de 2013.

Em 2009, Alexandre Soares dos Santos criou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que gere o portal Pordata, Base de Dados do Portugal Contemporâneo.

SMA (ALU) // JPS

Lusa/fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela