Secções
Entrar

Os Verdes questionam Governo sobre impasse para nova administração da RTP

16 de abril de 2018 às 12:40

A deputada Heloísa Apolónia questionou o Governo, através do ministro da Cultura.

O grupo parlamentar Os Verdes questionou o Governo sobre a actual situação da RTP face ao impasse na constituição da nova administração da empresa, que aguarda o parecer das Finanças sobre o terceiro elemento da equipa.

1 de 3
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

A deputada Heloísa Apolónia, do grupo parlamentar Os Verdes, questionou o Governo, através do ministro da Cultura, numa pergunta enviada à Assembleia da República, "sobre o actual estado em que se encontra a RTP face ao impasse criado nestes últimos cerca de 90 dias, em que o Conselho de Administração não está formalmente constituído", refere o partido Ecologista, em comunicado.

Os Verdes salientam que, através de comunicado, os sindicatos dos trabalhadores da RTP "deram a conhecer recentemente o actual momento que se vive no seio da empresa, referindo mesmo que esta se encontra em colapso técnico e institucional e próximo do colapso financeiro".

A isto, prossegue Heloísa Apolónia na questão enviada ao Governo, soma-se o facto de a RTP estar "há cerca de 90 dias sem Conselho de Administração formalmente constituído, uma vez que o membro indicado pelo Conselho Geral Independente (CGI) para assumir a responsabilidade pela área financeira da RTP não terá sido aceite" pelas Finanças.

Considerando esta situação "preocupante, tanto mais que os representantes dos trabalhadores sentem que 'nunca a empresa esteve tão dividida, tão conflituosa e tão paralisada'", e em vésperas da organização da Eurovisão, que dá destaque internacional à RTP, Os Verdes questionam se "reconhece o Governo o actual estado em que se encontra a RTP face ao impasse criado nestes últimos cerca de 90 dias em que o Conselho de Administração não está formalmente constituído" e "quando pensa" o Executivo "tomar uma decisão relativamente à indicação do elemento para a área financeira".

Em 25 de Janeiro, o Conselho Geral Independente (CGI) convidou Gonçalo Reis (actual presidente) para apresentar um Plano Estratégico para a RTP para o triénio 2018-2020 e em 8 de Fevereiro procedeu à designação de Hugo Graça Figueiredo para integrar o Conselho de Administração do grupo de 'media' público.

Desde o início de Fevereiro que o Ministério das Finanças tem a indicação do nome do terceiro membro da administração, neste caso uma mulher, que terá o pelouro financeiro, sobre a qual tem de dar um parecer, que é vinculativo.

O Conselho de Administração da RTP é composto por três membros, sendo um presidente e dois vogais, indigitados pelo CGI e, após audição na Assembleia da República, investidos nas suas funções pela assembleia-geral.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela