Secções
Entrar

Mota-Engil e Novo Banco vendem activos da Ascendi por 600 milhões

03 de agosto de 2016 às 20:58

Mota-Engil e o Novo Banco anunciaram um acordo para a venda por 600 milhões de auto-estradas à sociedade francesa Ardian

A Mota-Engil e o Novo Banco anunciaram esta quarta-feira, em comunicado à CMVM, um acordo para a venda por 600 milhões de euros de activos da Ascendi, a "holding" que gere concessões de infraestruturas de transporte, à sociedade francesa Ardian.

Ao valor total de 600 milhões de euros poderão ainda acrescer 53 milhões de euros "por via de um mecanismo variável do preço".

A informação enviada ao mercado pela Mota-Engil e pelo Novo Banco diz ainda que o negócio "depende de algumas operações de reorganização societária e de diversas autorizações" e que prevê ainda a "alienação de diversas participações em empresas de operação e manutenção instrumentais destas concessões, igualmente detidas pela Ascendi".

O Novo Banco diz que esta operação é "mais um importante passo no processo de desinvestimento de activos não estratégicos" e que irá melhorar os seus rácios de capital.

Já a Mota-Engil diz que a alienação deste activo "permitirá ainda o reforço da sua estrutura de capitais, criando as bases para a sustentabilidade e crescimento do grupo no próximo ciclo estratégico".

Nesta operação estão em causa a Ascendi Norte, Ascendi Beiras Litoral e Alta, Ascendi Costa de Prata, Ascendi Grande Porto, Ascendi Grande Lisboa, Ascendi Pinhal Interior, Ascendi Douro e Autovia de los Viñedos, em Espanha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela