Secções
Entrar

Ministro alemão: país pode receber meio milhão de refugiados por ano

08 de setembro de 2015 às 11:04

O vice-chanceler Sigmar Gabriel acredita que a Alemanha pode lidar com este número de pessoas durante vários anos

A Alemanha pode receber meio milhão de refugiados por ano, durante alguns anos, considerou o vice-chanceler e ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel (ao lado de Angela Merkel na imagem).

"Acredito que podemos lidar com um número na ordem de meio milhão durante vários anos", disse na segunda-feira à noite, à televisão pública ZDF.

"Não tenho dúvidas sobre este número, talvez até mais", acrescentou o líder dos sociais-democratas, quando a Alemanha se prepara para receber 800 mil refugiados este ano, quatro vezes mais do que no ano anterior.

Sigmar Gabriel disse que o país não pode "aceitar, por ano, perto de um milhão de pessoas e fazer uma integração sem problemas" destes refugiados.

Mas os outros países da UE também devem aceitar a sua quota de refugiados, numa altura em que dezenas de milhares de pessoas continuam a fugir da guerra e da pobreza no Médio Oriente e em África, procurando refúgio entre os 28 Estados-membros, disse.

A Alemanha poderá continuar a aceitar "uma quota grandemente desproporcional" entre os países da UE "por ser, sem dúvida, um país economicamente forte", acrescentou Gabriel.

O vice-chanceler alemão considerou ser inaceitável que a UE continua a contar apenas com alguns países, como a Áustria, a Alemanha e a Suécia para receber um maior número de refugiados. "É por isso que a política europeia precisa de mudar", afirmou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela