Secções
Entrar

Milhares de pessoas em abrigos no Japão à medida que tufão se aproxima

Lusa 18 de setembro de 2022 às 11:40

A emissora estatal NHK disse que mais de quatro milhões de pessoas na ilha de Kyushu receberam recomendações urgentes de retirada, e autoridades em Kagoshima e Miyazaki disseram que mais de 15 mil pessoas estavam em abrigos locais.

Milhares de pessoas refugiaram-se este domingo em abrigos no sudoeste do Japão, quando o tufão Nanmadol se dirigiu para a região, levando as autoridades a recomendar a retirada de mais de quatro milhões de moradores. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um "aviso especial" para Kagoshima e Miyazaki, no sul da grande ilha de Kyushu, para alertar os moradores sobre o alto risco de mau tempo.

Kyodo via REUTERS

Na manhã de hoje, cerca de 98 mil casas estavam já sem energia nas áreas de Kagoshima, Miyazaki, Kumamoto e Nagasaki, enquanto os serviços ferroviários regionais, voos e travessias marítima foram cancelados, de acordo com serviços públicos e transportes locais. Algumas mercearias, normalmente abertas 24 horas por dia, inclusive durante o mau tempo, também fecharam.

A JMA alertou que a região pode enfrentar um perigo "sem precedentes" de ventos fortes, ondas furiosas e chuvas torrenciais.

"Por favor, fique longe de lugares perigosos", pediu o primeiro-ministro, Fumio Kishida, no Twitter depois de convocar uma reunião do seu gabinete. "Será perigoso uma retirada à noite. Fique em segurança enquanto ainda é dia", acrescentou.

A emissora estatal NHK disse que mais de quatro milhões de pessoas na ilha de Kyushu receberam recomendações urgentes de retirada, e autoridades em Kagoshima e Miyazaki disseram que mais de 15 mil pessoas estavam em abrigos locais.

"É necessária a maior cautela", disse sábado a chefe da unidade de previsão da JMA, Ryuta Kurora, considerando tratar-se de um tufão "muito perigoso." "O vento será tão forte que algumas casas podem desmoronar", avisou Ryuta Kurora, alertando ainda sobre enchentes e deslizamentos de terra e pedindo a retirada dos moradores antes que o pior aconteça e alertou que, mesmo em edifícios sólidos, devem ser tomadas precauções.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela