Secções
Entrar

Legislativas: Conselho Nacional do CDS aprova listas de candidatos a deputados

16 de dezembro de 2021 às 07:28

De um total de 127 conselheiros, 107 votaram a favor (84%), 16 votaram contra (13%) e quatro abstiveram-se (3%).

O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou as listas de candidatos a deputados nas eleições legislativas de 30 de janeiro com 84% de votos a favor, disse hoje à Lusa fonte oficial do partido.

De acordo com a mesma fonte, de um total de 127 conselheiros, 107 votaram a favor (84%), 16 votaram contra (13%) e quatro abstiveram-se (3%).

No entanto, nos casos das listas de Lisboa, Aveiro e Viseu foram aprovados apenas os nomes indicados pela direção, a quota nacional, uma vez que as respetivas distritais "ainda não enviaram" todos os nomes que vão compor essas listas, explicou a mesma fonte.

Para sexta-feira ficou agendada nova reunião do órgão máximo entre congressos, para finalizar a aprovação dessas listas.

O Conselho Nacional do CDS-PP esteve reunido por videoconferência desde cerca das 22:00 de quarta-feira e a votação decorreu já esta madrugada.

Os nomes indicados pela direção do CDS-PP já tinham sido aprovados ao início da noite pela Comissão Política Nacional, por unanimidade.

"A Comissão Política Nacional do CDS-Partido Popular acaba de aprovar por unanimidade os nomes de todos os cabeças de lista e demais candidatos por mim escolhidos para representar o partido nas próximas eleições legislativas, agendadas para o dia 30 de janeiro", afirmou o presidente do CDS numa declaração aos jornalistas na sede do partido, em Lisboa, antes do arranque do Conselho Nacional.

De acordo com os critérios de escolha dos candidatos a deputados, aprovados no final de novembro, cabe à direção escolher os cabeças de lista pelos círculos eleitorais do continente, os candidatos pelos círculos da Europa e de Fora de Europa, além da segunda, terceira e quarta posições da lista por Lisboa e da segunda e terceira pelo Porto.

Os restantes candidatos são indicados pelas respetivas distritais e no caso da Madeira e Açores a escolha é das estruturas regionais.

Ao contrário do resto do país, em que concorre sozinho, o CDS-PP vai apresentar-se às eleições legislativas de 30 de janeiro coligado com o PSD no círculo da Madeira e com o PSD e o PPM no dos Açores.

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, encabeça a lista por Lisboa, contando com o ex-líder José Ribeiro e Castro como "número dois", a arquiteta e vogal da Comissão Política Nacional Margarida Bentes Penedo na terceira posição e o líder da Juventude Popular, Francisco Camacho, na quarta.

No Porto, a cabeça de lista é a advogada e membro do Conselho Nacional Filipa Correia Pinto, com o coordenador autárquico do partido, Fernando Barbosa, a ocupar a segunda posição.

Em Braga, a escolha recaiu sobre o ex-deputado José Paulo Areia de Carvalho, em Setúbal, o CDS apresenta como cabeça de lista a porta-voz do partido, Cecília Anacoreta Correia, em Aveiro, o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, e em Leiria, o coordenador do gabinete de estudos, António Galvão Lucas.

A lista pelo círculo eleitoral de Castelo Branco é encabeçada por Maria Inês Moreira, a de Santarém pelo vice-presidente Pedro Melo e a de Coimbra por Jorge Alexandre Almeida.

Na declaração aos jornalistas na quarta-feira à noite, o líder centrista realçou que as listas são pautadas "pelo mérito, pela abertura à sociedade civil e pela renovação de protagonistas" e "revelam a moralização da vida política que o CDS defende", acrescentando que deve ser evitada "a eternização dos políticos nos seus lugares".

Segundo relataram à Lusa fontes que estiveram presentes na reunião do Conselho Nacional, o presidente do CDS-PP considerou que a escolha dos candidatos é um "processo difícil e doloroso" e apontou que houve opções que "foram mais pacíficas, outras nem tanto".

Nas últimas eleições legislativas, em 2019, o CDS-PP elegeu cinco deputados: dois por Lisboa (Assunção Cristas e Ana Rita Bessa), um por Braga (Telmo Correia), um pelo Porto (Cecília Meireles) e um por Aveiro (João Almeida).


FM // EJ

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela