Secções
Entrar

Jacob Zuma sobrevive a moção de censura

08 de agosto de 2017 às 19:13

O presidente sul-africano foi resgatado pelo seu partido que conseguiu obter mais votos do que a oposição

A moção de censura apresentada contra o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi rejeitada esta terça-feira no Parlamento. O presidente sul-africano manteve-se à tona graças ao seu partido que o protegeu da oposição que o pretende ver destituido por alegados abusos de poder. 

A proposta, que foi rejeitada por 198 votos contra, 177 a favor e nove abstenções, acusava o chefe de Estado de corrupção - tem 738 crimes pendentes na Justiça - e responsabiliza-o por uma crise económica que fez perder o emprego a dois milhões de pessoas no país, desde 2009, ano em que chegou ao poder.

Esta moção de censura, a sétima que Zuma enfrentou como Presidente, foi a primeira em que os deputados puderam pronunciar-se por voto secreto.

O Presidente sul-africano vai poder manter-se no cargo após um intenso debate classificado como "espectáculo político" e mesmo como "golpe de Estado" pelo partido governante, e no qual a oposição chamou a Zuma "criminoso" e o acusou de "violar a Constituição".

Jacob Zuma, de 74 anos, tem pendentes na Justiça centenas de acusações de corrupção e, no ano passado, teve que devolver, por ordem do Tribunal Constitucional, meio milhão de euros de dinheiro público que gastou de forma irregular em obras de renovação da sua residência privada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela