Secções
Entrar

Itália 'dizima' Turquia na abertura e mostra credenciais

11 de junho de 2021 às 23:15

No Estádio Olímpico da capital transalpina, o conjunto de Roberto Mancini, que não deve ser confundido com aquelas equipas italianas que apostavam num futebol defensivo, dominou de início a fim, embora só tenha faturado na segunda parte.

A Itália entrou esta sexta-feira de forma muito convincente no 16.º Europeu de futebol, ao subjugar e vencer a Turquia por 3-0, num resultado que poderia ter sido mais amplo, no jogo de abertura do Euro2020, em Roma.

No Estádio Olímpico da capital transalpina, o conjunto de Roberto Mancini, que não deve ser confundido com aquelas equipas italianas que apostavam num futebol defensivo, dominou de início a fim, embora só tenha faturado na segunda parte.

Um autogolo de Merih Demiral, que teve uma passagem episódica pelo Sporting, inaugurou o marcador, aos 53 minutos, com Ciro Immobile, aos 66, e Lorenzo Insigne, aos 69, a aumentarem a vantagem, perante uma Turquia que nunca esteve perto de marcar.

A 'squadra azzurra' somou o seu nono triunfo consecutivo, todos sem sofrer golos, e o 28.º embate sem perder (23 vitórias e cinco empates), curiosamente desde o 0-1 com Portugal, em 10 de setembro de 2018, num jogo da Liga das Nações resolvido por André Silva.

Perante uma Turquia fechada atrás e preocupada quase exclusivamente em não dar espaço no último terço do campo, a Itália entrou a dominar, instalando-se, como bola, no meio-campo contrário.

Os italianos foram tentando 'furar', com a primeira grande ameaça a aparecer aos 22 minutos, quando Insigne se conseguiu isolar sobre a esquerda, para rematar ao lado, depois de umas primeiras tentativas de Immobile (três e 21).

Até ao intervalo, o avançado da Lazio, de cabeça, aos 33 minutos, efetuou o remate mais perigoso, mas também Barella (29), Insigne (37) e Berardi (39) tentaram, enquanto Yilmaz teve a iniciativa mais perigosa da Turquia, mas nem rematou.

Na segunda parte, a Turquia veio com Ünder em vez de Yazizi e a Itália com Di Lorenzo no lugar de Florenzi e, aos 53 minutos, a Itália marcou, com Berardi a ganhar espaço na direita e a centrar para o desvio infeliz de Demiral.

O golo 'acabou' com o jogo, na medida em que a Itália ainda cresceu mais e a Turquia resignou-se, incapaz de reagir, de colocar em algum sobressalto o 'onze' de Roberto Mancini.

Desta forma, foi com toda a naturalidade que chegaram mais dois tentos para os 'anfitriões', o primeiro por intermédio de Immobile, que marcou aos 66 minutos, na recarga a defesa para a frente de Çakir, em resposta a um primeiro remate de Di Lorenzo.

Aos 79 minutos, foi a vez de Lorenzo Insigne marcar o melhor golo da noite, com um remate cruzado na área, sobre a esquerda, a colocar a bola junto ao poste esquerdo, depois de uma primorosa assistência de Immobile.

Na parte final, a Itália desacelerou e a Turquia ainda tentou, nos descontos, chegar ao golo de honra, por Yilmaz, mas o veterano Chiellini nem o deixou incomodar Donnarumma.


Jogo no Estádio Olímpico de Roma.

Turquia - Itália, 0-3.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Merih Demiral, 53 minutos (própria baliza).

0-2, Ciro Immobile, 66.

0-3, Lorenzo Insigne, 79.


Equipas:

- Turquia: Çakir, Celik, Demiral, Söyüncü, Meras, Yokuslu (Kahveci, 65), Karaman (Dervisoglu, 76), Tufan (Ayhan, 64), Yazici (Ünder, 46), Çalhanoglu e Yilmaz.

Selecionador: Senol Günes.

- Itália: Donnarumma, Florenzi (Di Lorenzo, 46), Bonucci, Chiellini, Spinazzola, Jorginho, Barella, Locatelli (Cristante, 74), Berardi (Bernardeschi, 85), Insigne (Chiesa, 81) e Immobile (Belotti, 81).

Selecionador: Roberto Mancini.


Árbitro: Danny Makkelie (Países Baixos).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Söyüncü (88) e Dervisoglu (90).

Assistência: 15.948 espetadores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela