Secções
Entrar

Iraque: Número dois de Blair lamentar ter participado em "guerra ilegal"

10 de julho de 2016 às 09:20

Actual membro da Câmara dos Lordes, John Prescott assume que vai "viver o resto da vida com a decisão de declarar guerra [ao Iraque] e as suas consequências catastróficas"

O Reino Unido continua a tentar sarar as feridas provocadas pelo relatório Chilcot, que mostra que o Reino Unido partiu para a guerra no Iraque em 2003 "sem esgotar as opções pacíficas para um desarmamento" e que os planos para a ocupação do Iraque foram "completamente desadequados".

Desta feita, foi o número dois no governo de Tony Blair, John Prescott, que lamentou que o Reino Unido tenha participado numa "guerra ilegal e admitiu que viverá sempre com essa decisão e as suas consequências.

 

"Vou viver o resto da minha vida com a decisão de declarar guerra [ao Iraque] e as suas consequências catastróficas", afirmou John Prescott, através de um artigo no jornal britânico Sunday Mirror.

 

"Em 2004, o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, defendeu que, se o primeiro objectivo da guerra era a mudança de regime, então ela era ilegal. Com grande tristeza e raiva, agora acho que ele estava certo", escreve Prescott, actual membro da Câmara dos Lordes.

 

O documento critica duramente as decisões tomadas pelo ex-primeiro-ministro trabalhista em relação à guerra do Iraque, na qual morreram 179 soldados britânicos.

 

A alegada posse, pelo regime iraquiano, de armas de destruição maciça, nunca comprovada, foi a principal justificação para a participação do Reino Unido na invasão do Iraque, em Março de 2003, quando Tony Blair liderava o governo britânico.

 

No mesmo dia da divulgação do relatório, Tony Blair pediu desculpa, mas disse ter agido de "boa-fé" e no "melhor interesse" do Reino Unido.

 

Cerca de 150 mil iraquianos morreram durante os seis anos seguintes à invasão do Iraque, dominada pelas tropas norte-americanas, com forças britânicas e o apoio de militares da Austrália e da Polónia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela