Secções
Entrar

Penas severas para jovens condenados por "crimes hediondos"

22 de dezembro de 2015 às 16:43

Deputados aprovaram lei com punições mais severas para jovens dos 16 aos 18 anos, após protestos contra a libertação de um jovem condenado por participação numa violação em grupo em 2012

Deputados indianos aprovaram terça-feira, dia 22, uma lei que permite punições mais severas para jovens dos 16 aos 18 anos, após protestos contra a libertação de um jovem condenado por participação numa violação em grupo em 2012.

O jovem condenado no caso da violação mortal da estudante de medicina Jyoti Singh, em Dezembro de 2012, cumpriu três anos de prisão.


As alterações à lei, pedidas nos protestos, permitirão que os menores entre os 16 e os 18 possam ser condenados a pelo menos sete anos de prisão em centros para infractores juvenis, caso sejam condenados por "crimes hediondos", incluindo violação e homicídio.

Trata-se de uma tentativa de conseguir um "equilíbrio entre os direitos das crianças e a necessidade de dissuadir crimes juvenis hediondos, especialmente contra as mulheres", comentou após a aprovação da lei Maneka Gandhi, ministra para o Desenvolvimento das Mulheres e Crianças, na sua conta na rede social de mensagens curtas Twitter.

1 de 8
1
Foto: Sábado
2
Foto: Sábado
8
Foto: Sábado
7
Foto: Sábado
6
Foto: Sábado
5
Foto: Sábado
4
Foto: Sábado
3
Foto: Sábado


Jyoti Singh foi violada e espancada por um grupo de seis homens, incluindo o referido menor, em 16 de Dezembro de 2012 e morreu semanas depois em consequência dos ferimentos causados pelas agressões. O crime gerou um debate sem precedentes sobre a condição da mulher na Índia e provocou mudanças na legislação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela