Secções
Entrar

Incêndios: Fogo com início na Covilhã já atingiu os concelhos da Guarda e Gouveia

10 de agosto de 2022 às 20:57

"A situação do incêndio mantém-se complicada e difícil. Neste momento, o incêndio desenvolve-se em quatro municípios", explicou o comandante Operacional Regional de Lisboa e Vale do Tejo

O incêndio que deflagrou no sábado na localidade de Garrocho (Covilhã) e que se estendeu a Manteigas, já passou para os concelhos da Guarda e Gouveia (distrito da Guarda) e a situação "mantém-se complicada e difícil".

De acordo com o comandante Operacional Regional de Lisboa e Vale do Tejo, neste momento, "não parece haver nenhum aglomerado populacional em risco" e o objetivo dos operacionais no terreno "é tirar força à cabeça do incêndio".

O responsável falava durante uma conferência de imprensa, realizada na Junta de Freguesia de Valhelhas (Guarda), sobre o incêndio que lavra desde sábado nos concelhos da Covilhã (distrito de Castelo Branco) e de Manteigas e que esta tarde atingiu também Gouveia e Guarda.

"A situação do incêndio mantém-se complicada e difícil. Neste momento, o incêndio desenvolve-se em quatro municípios, sendo que a Covilhã é o mais sossegado. Está em consolidação e rescaldo. Manteigas, Guarda e Gouveia são os que preocupam mais neste momento", sublinhou Elísio Oliveira, referindo que existe uma extensa frente em direção a Folgosinho e que esta obriga ao reposicionamento dos meios para mais uma noite "de intenso trabalho".

Durante o período da tarde, o incêndio obrigou à "evacuação de um parque campismo no concelho Manteigas", numa atitude que o comandante operacional de Lisboa e Vale do Tejo, considera de proatividade do município, "garantindo a segurança das pessoas".

Na conferência de imprensa, o comandante disse que estiveram no combate os meios aéreos disponíveis.

"Gostaríamos de ter muito mais. Os Canadair estiveram inoperacionais durante todo o dia", salientou.

Questionado sobre esta ausência, Elísio Oliveira explicou aos jornalistas que essa ausência se ficou a dever a "problemas técnicos", que não permitiram a sua presença no teatro de operações.

Este responsável está preocupado com a frente em direção a Folgosinho (concelho de Gouveia): "É a mais preocupante, mas a rotação do vento pode fazê-lo entrar novamente no concelho da Covilhã".

Para as próximas horas e noite, o trabalho será desenvolvido desde Manteigas e Vale da Amoreira em direção a Folgosinho. Os esforços vão ser concentrados durante toda a noite, não esquecendo os flancos. O objetivo é tentar evitar que, por qualquer motivo, aquilo que é o flanco se torne numa frente de fogo", concluiu.

Para já, o perímetro do fogo atingiu cerca de 25 quilómetros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela