Secções
Entrar

Governo chega a acordo com seis associações sindicais dos bombeiros sapadores

Lusa 22 de janeiro de 2025 às 14:27

Fora do acordo ficam o Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS), que diz ser o mais representativo, e o Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil.

O Governo chegou a um acordo com seis associações sindicais dos bombeiros sapadores, sendo o documento sobre aumentos salariais e criação do suplemento de risco assinado hoje, anunciou o gabinete do ministro Adjunto e da Coesão Territorial.

João Nuno Pepino/Correio da Manhã

"O Governo, representado pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, pela secretária de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, pelo secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, e pelo secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, assina o acordo com seis associações sindicais representativas dos bombeiros sapadores", refere uma nota do gabinete de Castro Almeida.

Fora do acordo ficam o Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS), que diz ser o mais representativo, e o Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil.

O acordo vai ser assinado pelos sindicatos que apresentaram uma proposta conjunta - Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), Sindicatos dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML), Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) e Frente Comum - e pelo Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC).

O secretário-geral do Sindicato Nacional da Proteção Civil, Costa Velho, disse à Lusa que o acordo que vai ser assinado é o que foi apresentado pelo Governo na reunião da passada sexta-feira, que inclui aumentos faseados até 2026 e a criação de um novo suplemento, designado por suplemento do bombeiro sapador, de 20% do salário base de cada trabalhador com um aumento faseado - 10% em 2025, 5% em 2026 e 5% em 2027.

O acordo vai ser assinado às 14:30 na sede do Governo, em Lisboa.

As negociações entre o Governo e os bombeiros sapadores ficaram marcadas por vários protestos com rebentamento de petardos e lançamento de tochas, além de uma ocupação da escadaria da Assembleia da República.

Na semana passada, o primeiro-ministro avisou que o Governo esgotou a sua capacidade negocial com as entidades representativas dos bombeiros sapadores e que avançará unilateralmente sem ter em conta as mais recentes aproximações se o impasse persistir.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela