Secções
Entrar

França: Autoridades sírias estão envolvidas em ataques químicos

07 de fevereiro de 2018 às 10:36

"Todas as informações (…) indicam-nos hoje que existe o uso de cloro pelo regime, neste momento, na Síria", diz Le Drian.

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, afirmou hoje que há indícios de que as autoridades sírias estão neste momento envolvidas em ataques com cloro na Síria.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"Todas as informações (…) indicam-nos hoje que existe o uso de cloro pelo regime, neste momento, na Síria", disse o governante ao canal BFMTV e à rádio RMC.

Ainda sobre a Síria, Drian afirmou que os turcos prenderam jihadistas vindos de França. "A descoberta destes jihadistas numa zona ainda em conflito continua muito complicada", concretizou o ministro. "São combatentes. São franceses mas nossos inimigos. A conclusão é que serão julgados pelos que combateram." Contudo, fez saber que a França intervirá nos casos em que se considere a pena de morte para prisioneiros franceses. 

"Podemos compreender que a Turquia queira assegurar a segurança das suas fronteiras, é um direito legítimo, mas assegurar a segurança não significa matar civis. O Daesh não foi vencido na Síria", defende Le Drian. O ministro afirmou ainda que há necessidade "de fazer com que o processo político comece, para assegurar a segurança das fronteiras, como as da Turquia, e para assegurar no interior da Síria, que as diferentes comunidades possam viver em paz."

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela