Secções
Entrar

Farmacêutica de Santo Tirso e médico acusados de burlarem SNS em 100 mil euros

04 de abril de 2022 às 10:02

Segundo a acusação, o médico emitia receitas fraudulentas, que não correspondiam a qualquer prescrição real, utilizando "dados dos seus próprios pacientes".

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi burlado em mais de 100 mil euros num esquema de receitas fraudulentas envolvendo uma farmacêutica de Santo Tirso e um médico, segundo uma acusação do Ministério Público.

Em causa está a alegada prática, em coautoria, de um crime de burla qualificada, dois de falsidade informática e um de falsificação.

Os factos do processo ocorrem durante mais de três anos e meio, de janeiro de 2012 a outubro de 2015, e centram-se na atividade farmacêutica que a arguida desenvolvia através de uma sociedade, em Vila das Aves, Santo Tirso, no distrito do Porto.

Segundo a acusação, o médico emitia receitas fraudulentas, que não correspondiam a qualquer prescrição real, "utilizando para isso dados dos seus próprios pacientes constantes de bases de dados a que tinha acesso".

Prescrevia medicamentos "com custo de aquisição dispendioso e com elevada taxa de comparticipação do SNS", indica o despacho do Ministério Público, citado em nota da Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

As receitas eram depois entregues à farmacêutica, que as apresentava ao SNS para pagamento da comparticipação "como se tivessem sido efetivamente aviadas a cliente da farmácia", no valor global de 100.813,35 euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela