Secções
Entrar

Exército russo terá 1,5 milhões de soldados até 1 de dezembro

Lusa 16 de setembro de 2024 às 14:07

O decreto assinado por Putin prevê aumentar o número de soldados em quase 180 mil efetivos. Exército passará a ser de 2,38 milhões de militares, incluindo pessoal administrativo.

O Presidente russo, Vladimir Putin, decretou hoje que o exército russo terá de ter 1,5 milhões de soldados, incluindo pessoal administrativo, até 1 de dezembro, 180 mil mais do que atualmente.

Sputnik/Alexander Kazakov/Pool via REUTERS

A decisão de Putin aumentar o total de tropas é a terceira que toma nesse sentido desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, elevando, desta forma, os efetivos das forças armadas para 2,38 milhões de militares, incluindo o pessoal administrativo, segundo o decreto.

Putin ordenou já ao Governo que atribua verbas do orçamento para implementar o aumento.

O decreto substitui o que o chefe do Kremlin assinou em dezembro de 2023, quando aumentou o número de soldados em quase 170.000 homens.

Além disso, em agosto de 2022, quando os ucranianos começavam a recuperar terreno, já tinha ordenado um aumento de 137.000 soldados nas Forças Armadas.

Desde então, o exército passou de 1,9 milhões para os quase 2,4 milhões de efetivos, entre militares e administrativos, que terá a partir de 01 de dezembro.

Quando Putin chegou ao poder em 2000 -- a Rússia estava envolvida na Segunda Guerra da Chechénia -- o exército russo contava com um milhão de soldados.

O Kremlin, que tem cerca de 700.000 homens destacados na Ucrânia, acelerou o recrutamento nas últimas semanas devido à incursão da fronteira ucraniana na região de Kursk.

Esta operação ucraniana demonstrou que a Rússia não pode garantir a segurança da sua fronteira, que é frequentemente protegida por recrutas que cumprem o serviço militar.

Até à data, as tropas russas ainda não conseguiram expulsar os soldados ucranianos, que entraram em território russo a 06 de agosto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela