Secções
Entrar

Energia renovável abasteceu 63% do consumo de energia elétrica até agosto

02 de setembro de 2021 às 11:21

A produçãop hidroelétrica foi responsável por 28% do consumo de energia elétrica em Portugal, a eólica 25%, a biomassa 7% e a fotovoltaica 3,6%.

A produção de energia renovável abasteceu 63% do consumo de energia elétrica em Portugal nos primeiros oito meses do ano, segundo dados hoje divulgados pela REN - Redes Energéticas Nacionais.

A hidroelétrica foi responsável por 28%, a eólica 25%, a biomassa 7% e a fotovoltaica 3,6%.

A produção não renovável abasteceu 30% do consumo, repartida por gás natural, com 28%, e carvão, com 2%, enquanto os restantes 7% corresponderam a energia importada, segundo dados da REN hoje divulgados.

Em agosto, o consumo de energia elétrica registou uma subida homóloga de 0,4%, ou 0,3%, "considerando a correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis", refere.

No período de janeiro a agosto, o consumo cresceu, face ao mesmo período do ano anterior, 2,0%, ou 2,7%, também com correção de temperatura e dias úteis.

Relativamente a 2019, registou-se um recuo de 2%.

Ainda em agosto, "as condições para a produção eólica foram desfavoráveis, com o índice de produtibilidade respetivo a registar 0,83 (média histórica igual a 1), enquanto na produção hidráulica os valores não são significativos nesta altura do ano", acrescenta.

A produção renovável abasteceu 42% do consumo, a não renovável abasteceu 32%, enquanto o saldo importador assegurou os restantes 26%.

No acumulado do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica situou-se em 1,14 (média histórica igual a 1) e o de produtibilidade eólica em 0,97 (média histórica igual a 1).

No mercado de gás natural, registou-se uma contração em agosto, face ao mês homólogo do ano anterior, de 21%, com quebras de 36% no mercado de produção de energia elétrica e de 7,6%, no segmento convencional, que abrange os restantes consumos.

A quebra no segmento convencional deveu-se a reduções em grandes clientes.

No período de janeiro a agosto, o consumo de gás natural, registou, face ao período homólogo do ano anterior, registou uma contração de 2,2%, com o crescimento de 5,8% no segmento convencional a ser insuficiente para compensar a queda de 16% no mercado elétrico.

Relativamente ao mesmo período de 2019, registou-se uma diminuição de 6%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela