Secções

Dylan "nunca" pensou juntar-se a nomes como Camus ou Hemingway

11 de dezembro de 2016 às 08:53

"Se alguém me tivesse dito que eu tinha uma hipótese de ganhar o Prémio Nobel, eu teria pensado que as minhas oportunidades eram tão grandes como estar na lua", escreveu Dylan no seu discurso de agradecimento à Academia Sueca pelo Nobel da Literatura

"Se alguém me tivesse dito que eu tinha uma hipótese de ganhar o Prémio Nobel, eu teria pensado que as minhas oportunidades eram tão grandes como estar na lua", escreveu Bob Dylan, o primeiro cantautor a receber a distinção. Apesar de não ter comparecido, o músico norte-americano enviou um discurso que acabou por ser lido pela embaixadora dos Estados Unidos no banquete da cerimónia de entrega dos Prémios Nobel. Esta foi a primeira vez que o músico agradeceu formalmente à Academia Sueca por o ter premiado com o Nobel da Literatura.


"Desde muito novo que estou familiarizado e leio todos os trabalhos de todos os que tiveram o privilégio de receber tal distinção: Kipling, Shaw, Thomas Mann, Pearl Buck, Albert Camus, Hemingway. Estes gigantes da literatura cujas obras são ensinadas nas salas de aula, guardadas em bibliotecas por todo o mundo e sempre referidas num tom reverencial sempre me causaram uma marca profunda. Que eu agora faça parte dos nomes dessa lista é inexplicável por palavras."

"Nenhuma vez tive tempo de perguntar a mim mesmo, ‘Serão as minhas músicas literatura?'", disse Dylan, confessando que juntar-se a nomes como Thomas Mann, Albert Camus ou Ernest Hemingway, entre outros, "está além das palavras". E, dirigindo-se à Academia Sueca, agradeceu por "dedicar tempo a considerar essa pergunta" e, em última análise, "por dar uma resposta tão maravilhosa".

Bob Dylan justificou a ausência na cerimónia de entrega dos prémios com "outros compromissos", mas, no discurso, lamentou não estar em Estocolmo. Ainda assim, disse estar no local "em espírito" e "honrado" com o prémio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela