Secções
Entrar

Daesh usa ambulâncias em ataques suicidas no Iraque

06 de novembro de 2016 às 17:48

Organização Mundial da Saúde (OMS) condenou hoje a utilização de ambulâncias por terroristas suicidas no Iraque para cometer atentados contra civis, como os ocorridos hoje em Tikrit e Samarra

Organização Mundial da Saúde (OMS) condenou hoje a utilização de ambulâncias por terroristas suicidas no Iraque para cometer atentados contra civis, como os ocorridos hoje em Tikrit e Samarra, onde morreram pelo menos duas dezenas de pessoas.

"O uso desses veículos como arma ameaça a capacidade de proporcionar cuidado e serviços médicos urgentes" no Iraque, referiu a OMS, em comunicado, condenando os ataques de Tikrit e Samarra.

Adiantou que, "quando as ambulâncias são consideradas potenciais ameaças à segurança, está em risco a liberdade de movimento para proporcionar ajuda imediata aos doentes e feridos".

Os atrasos que se produzem por esse motivo para atender a quem necessita de ajuda médica "deixam as pessoas vulneráveis", inclusivamente no acesso a cuidados médicos vitais, alertou ainda a OMS.

A OMS mostrou-se "casa vez mais preocupada" pela contínua ameaça que sofrem na hora de exercer o seu trabalho os profissionais de saúde que socorrem os doentes e feridos.

"A OMS trabalha com as autoridades de saúde nacionais e outros associados para proteger da violência os pacientes, os profissionais de saúde e as infraestruturas de apoio e minimizar os problemas causados aos serviços pelos atentados com ambulâncias", indicou a organização.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela