Secções
Entrar

Covid-19: Vizela e Arouca indicados pela FPF para ascender à II Liga

02 de maio de 2020 às 18:07

De acordo com a federação, "é manifesta a impossibilidade de utilizar o play-off para indicar os dois clubes com acesso à II Liga", pelo que a decisão reconhece o "mérito desportivo" das duas equipas.

O Vizela (Série A) e o Arouca (B), os dois clubes que totalizavam mais pontos na altura da suspensão do Campeonato de Portugal, foram este sábado indicados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para ascender a II Liga.

"Na época 2019/20, serão indicados para ascender à II Liga o Futebol Clube de Vizela, Futebol SAD (Série A) e o Futebol Clube de Arouca, Futebol SDUQ LDA (Série B)", anunciou a FPF, num comunicado publicado no seu site oficial.

De acordo com a FPF, "é manifesta a impossibilidade de utilizar o play-off para indicar os dois clubes com acesso à II Liga", pelo que "a Direção da FPF reconhece o mérito desportivo e indicará, de entre os líderes das séries à data em que a prova foi dada por concluída, os dois clubes com maior número de pontos".

Quando a competição foi suspensa, e depois dada por concluída, o Vizela liderava a Serie A, com 60 pontos, e o Arouca era o primeiro da Serie B, com 58, enquanto o Olhanense comandava a Série D, com 57, e o Praiense liderava a Serie C, com 53.

No comunicado de hoje, a FPF lembra que a sua direção "deu por terminadas, em 08 de abril, as provas nacionais seniores não-profissionais que organiza" e que, na mesma data, decidiu que analisaria de que forma seriam "indicados os dois clubes" que ascenderiam à II Liga.

"O Decreto-Lei 18-A/2020, de 23 de abril, autorizou as federações a proceder às alterações regulamentares necessárias para dar resposta a constrangimentos causados pela emergência de saúde pública relacionada com a pandemia Covid-19", diz a FPF.

O organismo que superintende o futebol luso, recorda ainda que, em 24 de abril, "a UEFA indicou às federações que deveriam ter em conta o mérito desportivo sempre que não fosse possível terminar em campo uma competição", e, seis dias depois, "o Conselho de Ministros decidiu que só autorizará a realização de jogos da Liga e a final da Taça de Portugal".

A FPF lembra ainda que assinou com a Liga, em 01 de julho de 2016, "um contrato que estabelece, entre outros pontos, que ascendem à II Liga dois clubes do Campeonato de Portugal, em função do mérito desportivo".

O Campeonato de Portugal é uma competição em duas fases. Na primeira, 72 clubes competem em quatro séries de 18 equipas. Os dois primeiros de cada série disputam, depois, um 'play-off' para encontrar os dois a indicar à II Liga.

A prova foi, no entanto, interrompida em março, quando faltavam disputar nove jornadas da primeira fase e todos os clubes se encontravam com o mesmo número de jogos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 239 mil mortos e infetou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.023 pessoas das 25.190 confirmadas como infetadas, e há 1.671 casos recuperados, de acordo com os dados divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela