Secções
Entrar

Covid-19: PCP, "Verdes", Chega e liberais contra restrições em excesso

11 de fevereiro de 2021 às 18:07

Parlamento aprovou o estado de emergência por mais 15 dias devido à pandemia de covid-19.

O PCP, "Os Verdes", o Chega e a Iniciativa Liberal mostraram-se hoje contra aquilo que consideram excessivas restrições à liberdade e atividades em geral, no contexto do estado de emergência decretado devido à pandemia de covid-19.

A posição similar destes dois extremos do parlamento ficou clara no debate sobre o 11.º decreto presidencial que imporá o estado de emergência por mais 15 dias, desta feita entre as 00:00 de segunda-feira e até às 23:59 de 01 de março, e foi aprovado por PS, PSD, CDS-PP, PAN e a deputada não inscrita (ex-PAN) Cristina Rodrigues.

O líder parlamentar do PCP defendeu que "o estado de emergência e o confinamento são exceção, não são solução" e que "o prolongamento da atual situação é insustentável".

"O recurso repetido às medidas restritivas, ao estado de emergência, aos anúncios do caos, à instigação do pânico e à propaganda do medo estão a conduzir perigosamente à dessensibilização das pessoas e à relativização das medidas e dos comportamentos", avisou João Oliveira.

A deputada do PEV Mariana Silva declarou que "de nada adianta atirar culpas para quem apenas continuou a viver, a trabalhar, a garantir que o país não parava, quer fosse no início da pandemia, no verão, ou no Natal".

"A renovação do estado de emergência volta de novo à consideração desta Assembleia e 'Os Verdes' continuam sem perceber qual a utilidade desta declaração", disse a ecologista.

Exaltado, como é seu timbra, o líder do Chega, André Ventura, concluiu a sua intervenção com a sua palavra-fetiche: "vergonha de parlamento! Vergonha de Governo!".

"O PS falou hoje de milagre, vou recorrer também a um expressão bíblica: 'aquele que te guarda nunca dorme'. O Governo está sempre a dormir e ninguém nos guarda da iminente catástrofe", queixou-se, lamentando terem sido deixados "para trás" o "pequeno comércio, as agências de viagens, a segurança, os eventos, as forças de segurança e as Forças Armadas, os restaurantes", enumerou o deputado único do partido da extrema-direita parlamentar.

O presidente da Iniciativa Liberal, Cotrim de Figueiredo, argumentou que o combate à covid-19 "não se torna milagrosamente eficaz com pequenos ajustes", sendo "tempo de deixar de andar sempre a correr atrás deste vírus".

"Temos de quebrar este ciclo sem nexo de 'confina-desconfina-e-volta-a-confinar'", declarou o parlamentar liberal, exigindo "mudanças reais e profundas na estratégia", com "testagem massiva, a toda a população", "reforço do rastreio" e  "acelerar muito o ritmo da vacinação", defendeu o parlamentar liberal.

A deputada não inscrita (ex-Livre) Joacine Katar Moreira focou o seu discurso nos problemas mentais ampliados pela atual epidemia e consequentes medidas sanitárias, sublinhando que há "20% da população que sofre de depressão".

"Não há saúde sem saúde mental. Não somos nada mais nem menos do que o segundo país da Europa em que há maior prevalência de doenças psiquiátricas. É preciso que nos antecipemos a uma pandemia da doença mental", concluiu, pedindo maior investimento nesta área e o reforço de meios humanos.

O Governo está hoje reunido em Conselho de Ministros desde as 09:00, prevendo-se que apresente as medidas a adotar ao abrigo do novo estado de emergência ainda esta tarde. Marcelo Rebelo de Sousa dirige-se aos cidadãos portugueses, à noite, pelas 20:00.

Portugal registou hoje 167 mortes relacionadas com a covid-19 e 3.480 casos de infeção pelo o novo coronavírus SARS-Cov-2, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De momento, estão internadas 5.570 pessoas, menos 259, das quais 836 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, menos 17, e há 11 dias consecutivos que o número de recuperados supera o de novas infeções.

Desde março de 2020, Portugal já registou 14.885 mortes associadas à covid-19 e 778.369 casos de infeção.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela