Secções
Entrar

Covid-19: Contribuintes já acumularam 21,2 ME no IVAucher

29 de julho de 2021 às 19:19

Foram registadas mais de seis milhões de faturas nos setores de alojamento, cultura e restauração, divulgou o Ministério das Finanças.

Os contribuintes já acumularam 21,2 milhões de euros no âmbito do programa IVAucher, um valor que corresponde a mais de seis milhões de faturas registadas nos setores de alojamento, cultura e restauração, divulgou hoje o Ministério das Finanças.

"O saldo do IVA acumulado pelos contribuintes no Programa IVAucher durante o mês de junho ascende a 21,2 milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 48% face ao valor registado em junho de 2020 e apenas dois milhões de euros abaixo do cenário pré-pandemia, em junho de 2019", pode ler-se num comunicado enviado hoje pelas Finanças.

Assim, "o impacto do Programa IVAucher será, para já, de pelo menos 42,4 milhões de euros", pode ler-se no comunicado hoje enviado às redações.

O ministério liderado por João Leão dá conta de que em junho "foram registadas nos setores do alojamento, cultura e restauração, o total de 6.221.813 faturas" com indicação do número de contribuinte, o que "corresponde a um acréscimo de 34% face a junho de 2020, e a consumos no total de 167 milhões de euros".

Os contribuintes poderão utilizar o valor acumulado a partir de 01 de outubro ao aderirem ao IVAucher, através da associação de um cartão bancário ao número de contribuinte, e "até à data já se registaram no Programa IVAucher mais de 102 mil adesões de consumidores".

As Finanças referem ainda que "já se encontra disponível o saldo que cada contribuinte acumulou durante o mês de junho no Programa IVAucher", consultável no portal e-fatura ou na respetiva aplicação móvel.

O IVAucher, anunciado aquando da apresentação do Orçamento do Estado para 2021, permite aos consumidores acumularem o valor do IVA pago no alojamento, cultura e restauração, e usá-lo posteriormente como forma de benefício nestes setores.

Até 31 de agosto decorre a fase de acumulação, ou seja, ou seja, o período durante o qual os consumidores podem acumular o IVA pago nas compras efetuadas naqueles três setores bastando, para tal, pedirem fatura com o seu NIF (Número de Identificação Fiscal).

Em setembro chega a fase de verificação e apuramento do saldo de IVA acumulado por cada contribuinte para, logo a partir de 01 de outubro e até 31 de dezembro, avançar a fase de utilização do benefício acumulado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela