Secções
Entrar

Cavaco Silva: "Iniciámos uma nova fase da vida nacional"

09 de junho de 2015 às 15:25

O chefe de Estado confia no futuro do País, "apesar de muito haver ainda a fazer"

O Presidente da República disse hoje que se está a iniciar uma nova fase na vida nacional, considerando que há razões de confiança no futuro do País, "apesar de muito haver ainda a fazer".

 

"Portugal cumpriu um exigente Programa de Assistência Económica e Financeira que, numa altura de emergência nacional, foi obrigado a estabelecer com as instituições internacionais. Encerrado esse programa, uma outra página se abre. Iniciámos uma nova fase da vida nacional e temos razões de confiança no futuro do País", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa mensagem dirigida às comunidades portuguesas no estrangeiro por ocasião do Dia de Portugal.

 

Apesar de reconhecer que muito há ainda a fazer, Cavaco Silva destacou alguns indicadores positivos que começam a surgir, como a economia portuguesa se apresentar mais "competitiva, sustentável e integrada na economia global".

 

Além disso, continuou, o desemprego está a baixar e os produtos portugueses conquistaram novos mercados.

 

"Corrigimos os desequilíbrios das contas do Estado e reganhámos acesso aos mercados de financiamento externo. As instituições e os investidores estrangeiros têm vindo gradual e paulatinamente a dar sinais de renovada confiança em Portugal", referiu.

 

Apontando a diáspora portuguesa como "uma das grandes vantagens competitivas" do País, o Presidente da República sublinhou ainda a forma como a sua acção tem sido relevante na credibilização externa de Portugal.

 

A cerca de quatro meses das eleições legislativas, Cavaco Silva aproveitou também para apelar aos portugueses residentes no estrangeiro para que "mantenham um elevado espírito de patriotismo e de participação cívica na vida política nacional".

 

"Quero deixar-vos a certeza de que Portugal reconhece e agradece o tanto que fazem pelo nosso e vosso país. É a esperança num futuro melhor que nos deve juntar a todos em nome de Portugal", acrescentou, considerando os portugueses da diáspora como "verdadeiros embaixadores da portugalidade", que muito fazem para projectar, por todo o mundo, a imagem do "Portugal inovador e empreendedor" que deve continuar a ser edificado.

 

"Uma verdadeira comunidade de talentos que muito nos orgulha e enriquece como Nação. São portugueses que, apesar de viverem nos cinco continentes, querem cultivar e reforçar os laços com a sua terra de origem", frisou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela