Secções
Entrar

Canadá vai banir TikTok dos telemóveis que fornece aos funcionários públicos

Lusa 28 de fevereiro de 2023 às 07:26

"Os métodos de recolha de dados da TikTok dão um acesso considerável ao conteúdo do telefone", justifica o governo canadiano.

O governo canadiano anunciou que vai banir a aplicação TikTok dos telemóveis que fornece aos funcionários públicos a partir de hoje, argumentando com "um nível de risco inaceitável" para a vida privada e segurança.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

"No aparelho móvel, os métodos de recolha de dados da TikTok dão um acesso considerável ao conteúdo do telefone", disse a ministra Presidente do Conselho do Tesouro, Mona Fortier, que adiantou ainda, em comunicado, que a medida tinha sido tomada "a título preventivo".

Em todo o caso, acrescentou que "não há razões para acreditar que de momento as informações do governo tenham sido comprometidas".

Uma porta-voz da TikTok regiu, em mensagem de correio eletrónico enviada para a AFP, deplorando uma decisão "curiosa", tomada "sem citar qualquer problema de segurança específico", e lamentando que a plataforma não tenha sido contactada pelo governo.

A popular plataforma de vídeos, propriedade da empresa chinesa ByteDance, é cada vez mais escrutinada pelos ocidentais, que receiam que Pequim possa assim aceder a dados de utilizadores do mundo inteiro.

Esta decisão do Canadá ocorre dias depois de uma similar da Comissão Europeia, que interditou a TikTok ao seu pessoal para "proteger" a instituição.

A TikTok também no radar dos EUA, uma vez que uma lei, ratificada há semanas pelo presidente Joe Biden, proíbe a utilização desta aplicação na Câmara dos Representantes e no Senado, bem como nos aparelhos dos funcionários.

As relações entre o Canadá e a China degradaram-se fortemente nos últimos anos, em particular desde a detenção pelo Canadá, a pedido dos EUA, da diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, em 2018.

O comissariado canadiano para a Proteção da Vida Privada anunciou na semana passada o lançamento de um inquérito sobre a TikTok para apurar a sua conformidade com as leis canadianas, em particular no que respeita à "recolha, utilização e comunicação de informações pessoais".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela