Secções
Entrar

Brexit. May garante que não haverá segundo referendo

31 de agosto de 2016 às 15:58

A primeira-ministra britânica insistiu que "Brexit significa Brexit" e que "não haverá um segundo referendo" nem será admitida qualquer tentativa de manter o Reino Unido na UE pela "porta das traseiras"

A primeira-ministra britânica, Theresa May, assegurou que não vai convocar um segundo referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, na primeira reunião do governo após o verão, consagrada aoBrexit.

A líder conservadora reuniu-se com os seus ministros na residência oficial de campo de Chequers Court, nos arredores de Londres, antes do recomeço dos trabalhos parlamentares, na próxima semana. Durante a reunião, May insistiu que "Brexit significaBrexit" e que "não haverá um segundo referendo" nem será admitida qualquer tentativa de manter o Reino Unido na UE pela "porta das traseiras".

O Reino Unido votou pela saída da UE no referendo realizado a 23 de Junho, forçando a demissão do primeiro-ministro David Cameron e a sua substituição por Theresa May, até então ministra do Interior. "Vamos ver os próximos passos que temos de dar e as oportunidades que se nos apresentam, enquanto forjamos um novo papel do Reino Unido no mundo", disse May aos ministros no início da reunião, cujos minutos iniciais foram abertos à imprensa.

Theresa May repetiu que não tenciona activar em 2016 o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que inicia o processo de dois anos de negociações dos termos de saída da União.

A primeira-ministra reconheceu que o processo coloca desafios e que o país vive momentos "importantes e significativos" até que esteja definida a sua relação com os países europeus após a saída.

Segundo a imprensa britânica, o governo está dividido quanto à futura relação do Reino Unido com a UE, com alguns ministros a defenderem a necessidade de manter o acesso ao mercado único, como o ministro das Finanças, Philip Hammond, e outros a descartá-la.

Entre os ministros que participaram na reunião figuram três dos políticos que se destacaram na defesa doBrexit: o ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson, o do Comércio Externo, Liam Fox, e o chamado ministro doBrexit, David Davis.

A imprensa britânica noticiou que Johnson, Fox e Davis se reuniram na semana passada para uma conversa privada sobre as divergências no seio do governo acerca da relação futura com a UE.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela