Secções
Entrar

Benfica coroa ovação a Yaremchuk com triunfo frente ao Vitória de Guimarães

27 de fevereiro de 2022 às 20:55

A entrada de Roman Yaremchuk, aos 62 minutos, acabaria por ser o momento alto do jogo. O avançado recebeu a braçadeira de capitão por parte de Vertonghen, com os 39.846 espetadores presentes no Estádio da Luz a levantarem-se e aplaudirem o gesto.

O Benfica recebeu e venceu este domingo o Vitória de Guimarães, por 3-0, em jogo da 24ª jornada da I Liga de futebol marcado pela ovação a Yaremchuk, na segunda parte, quando rendeu Darwin, autor de um 'bis'.

Gonçalo Ramos, 23 minutos, inaugurou o marcador, para Darwin, aos 37, ampliar a contagem, e aos 52, de grande penalidade, selar o resultado.

Com este triunfo, o Benfica capitaliza o empate do Sporting no terreno do Marítimo (1-1), no sábado, e somando agora 54 pontos, menos quatro do que os 'leões', segundos classificados, e nove do que o líder FC Porto, que ainda hoje recebe o Gil Vicente.

Frente aos vimaranenses, o Benfica foi forçado a fazer duas alterações em relação à igualdade com o Boavista (2-2), da última jornada. Entraram para a equipa principal Morato e Meïte, que respetivamente rederam os castigados Otamendi e Weigl.

Já Pepa, mudou três em comparação com a derrota caseira (3-1) com o Arouca. João Ferreira, emprestado pelos 'encarnados', Hélder Sá e Bruno Duarte cederam os lugares a Miguel Maga, Rafa Soares e André Almeida.

Depois do empate com o Ajax (2-2), na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Benfica estava obrigado a mostrar que tinha virado a página da intermitência que tem evidenciado ao longo desta época.

A primeira ocasião de golo pertenceu aos comandados de Pepa. Rúben Lameiras lançou a bola para a corrida de Estupiñan, que ficou isolado e, à entrada da área, rematou para defesa de Vlachodimos, com o pé direito, aos 08 minutos. O mesmo acontecendo aos 15.

Embora o Benfica tivesse mais iniciativas, ora por dentro, ora por fora, com Taarabt a ser o dinamizador da equipa, o excesso de cerimónia no 'último remate' foi facilitando a vida a Vitória de Guimarães.

Aos 23 minutos, Gonçalo Ramos colocou o Benfica a vencer, na sequência de um cruzamento de Gilberto, na direita, antecipou-se a Jorge Fernandes e, com o pé direito, na pequena área, bateu o guarda-redes Bruno Varela.

O quinto golo do avançado português no campeonato acabou por não galvanizar nenhuma das equipas, que continuavam a ter uma postura expectante, com a bola a ser muito disputada na zona de meio-campo. Até que Meïte percebeu a desmarcação de Gilberto, na direita, depois do espaço deixado aberto por Rafa, serviu o brasileiro que cruzou com a medida certa para Darwin, de cabeça, fazer o 2-0, aos 37 minutos.

Sem alterações a abrir a segunda parte, o Benfica jogava com o conforto do marcador até que Miguel Maga rasteirou Gonçalo Ramos, na grande área, tendo o árbitro setubalense André Narciso assinalado grande penalidade, que acabou convertida por Darwin, aos 52 minutos, naquele que foi o 20.º golo do uruguaio, cimentando a liderança da lista de melhores marcadores.

A perder por 3-0, Pepa fez as primeiras alterações na equipa. Colocou em campo Ricardo Quaresma e estreou o jovem Ibrahima Bamba, para os lugares de Rochinha e Alfa Semedo, mudanças que não produziram efeito.

A entrada de Roman Yaremchuk, aos 62 minutos, acabaria por ser o momento alto do jogo. O avançado recebeu a braçadeira de capitão por parte de Vertonghen, com os 39.846 espetadores presentes no Estádio da Luz a levantarem-se e aplaudirem o gesto, num sinal claro de apoio à Ucrânia, que na quinta-feira foi invadida pelo exército russo.

Ricardo Quaresma, aos 69 minutos, conseguiu entrar na área do Benfica e, com um remate de pé esquerdo, esteve perto de fazer o tento de honra para o Vitória de Guimarães, contudo Vlachodimos defendeu. Na resposta foi a vez de Everton, de cabeça, obrigar Bruno Varela a aplicar-se para evitar o 4-0.

Apesar de o Vitória de Guimarães se ter tornado mais ofensivo, beneficiando da entrada de Quaresma, acabou por não conseguir marcar, tendo Jorge Fernandes, aos 90+1 minutos, muito perto de o conseguir fazer.

Antes do apito final, tempo ainda para o treinador Nelson Veríssimo estrear na I Liga o jovem defesa central Tomás Araújo, de 19 anos, que rendeu Vertonghen, aos 90+2.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela