Secções
Entrar

Autárquicas: Rio ironiza que "bazuca" de Costa é afinal "metralhadora" que dispara de rajada

20 de setembro de 2021 às 16:21

O presidente do PSD voltou a criticar o que considera ser "o facilitismo" do Governo na fiscalização dos apoios sociais.

O presidente do PSD ironizou hoje que, apesar de António Costa chamar bazuca ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na verdade trata-se de uma metralhadora, já que o primeiro-ministro "dispara de rajada", em vez de com tiros certeiros.

No primeiro almoço comício da campanha, na Maia, Rio avisou a plateia (cerca de 200 pessoas) que nem todos perceberiam os termos técnicos que iria utilizar.

"O que é uma bazuca? Uma bazuca dispara tiro a tiro e o dr. António Costa dispara de rajada, não é uma bazuca, é uma metralhadora", apontou, em tom bem-disposto, entre risos e aplausos dos apoiantes.

Mas, continuou, nem sequer se trata de uma metralhadora G3, mas de uma HK21.

"Eu aprendi na tropa e disparei com a HK21, é que a HK21 tem uma fita, e aquilo carrega-se, tem dois pés à frente, e aquilo dispara que nunca mais para, tatatatatatata", disse, simulando o som dos 'tiros.

"Estou a ver que pouca gente fez a tropa e não está familiarizada com estes termos", acrescentou.

Além do mais, considerou, estes 'disparos' do primeiro-ministro nem sempre são certeiros, estranhando que António Costa tenha passado pela Maia e nem sequer tenha falado da ligação do metro.

"Mete-se no carro, dá umas rajadas, volta para o carro, e sai noutro concelho e dá mais rajadas (...) Tem prometido, mas sem critério nenhum, deve ser um papelinho que lhe põem à frente", considerou.

Rio disse confiar que, quer na Maia, quer no resto do país "os portugueses vão perceber que isto não é forma de fazer campanha", chamando a António Costa "o primeiro-ministro da metralhadora HK21".

O presidente do PSD voltou a criticar o que considera ser "o facilitismo" do Governo na fiscalização dos apoios sociais, defendendo que devem ser dados a quem precisa e "não para tirar às pessoas a vontade de trabalhar".

Ao sétimo dia de campanha, realizou-se o primeiro almoço comício na caravana do PSD, com perto de duzentas pessoas sentadas em mesas redondas num espaço interior. Pelo menos à comunicação social, não foi solicitada apresentação de certificado digital relativo à covid-19.

De acordo com as regras disponíveis no portal do Governo Estamos on, a apresentação do certificado ou teste é exigível para acesso a eventos com mais de mil pessoas no exterior e 500 no interior e aplica-se à assistência a casamentos e batizados com mais de dez pessoas.

Até agora, as iniciativas de campanha do presidente do PSD têm sido sobretudo contactos de rua com a população - em que toda a comitiva usa máscara, mesmo ao ar livre - e mesmo as curtas intervenções que Rio faz a partir do carro palco do partido têm sido no exterior.

Antes de Rui Rio, o presidente da Câmara da Maia e recandidato à Maia, Silva Tiago, centrou também a sua intervenção no PRR, avisando que "só os mais bem preparados e melhores projetos serão contemplados".

"Este não é tempo de aventureirismos ou de aprendizes de feiticeiros, nem é o tempo de a Maia ser governada a partir do Terreiro do Paço", avisou.

A Câmara da Maia, no distrito do Porto, é atualmente liderada pela coligação PSD/CDS-PP que conquistou, nas autárquicas de 2017, seis mandatos, sendo oposição no executivo a coligação PS/JPP com cinco eleitos.

Candidatam-se à Câmara Municipal de Maia, no próximo dia 26 de setembro, António Silva Tiago (PSD/CDS-PP), Francisco Vieira de Carvalho (PS), o jornalista Alfredo Maia (CDU), o mediador de seguros Silvestre Pereira (Bloco de Esquerda) e o empresário André Pedro Almeida (Chega).


SMA // SF

Lusa/fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela