Secções
Entrar

Autárquicas: Moreira agradece aos envolvidos no "importante" acordo com o PSD

20 de outubro de 2021 às 21:26

Sem maioria absoluta, o movimento do independente Rui Moreira e o PSD estabeleceram um acordo de governação e acordaram medidas para os próximos quatro anos de mandato.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, que hoje tomou posse, agradeceu "a todos" os envolvidos no "importante" acordo de governação estabelecido com o PSD para criar a estabilidade que o Porto "merece e precisa".

"Obrigado a todos pelo acordo. Estou certo de que o Porto reconhece o vosso nobre gesto", afirmou Moreira, num discurso de 30 minutos, no Pavilhão Rosa Mota.

Rui Moreira foi eleito presidente da Câmara Municipal do Porto pelo movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto!, que conseguiu 40,72% dos votos, elegendo seis vereadores, não tendo conseguido reeditar a maioria absoluta conquistada nas autárquicas de 2017.

Sem maioria absoluta, o movimento do independente Rui Moreira e o PSD estabeleceram um acordo de governação e acordaram medidas para os próximos quatro anos de mandato.

Entre os envolvidos, Rui Moreira destacou o presidente do movimento, Francisco Ramos, dizendo ter sido com a sua "dedicação, honra e tato político" que, juntos, construíram este "importante" acordo de governação, permitindo criar a estabilidade que o Porto "merece e precisa".

Além disso, o independente, que assume o seu terceiro e último mandato, agradeceu ao amigo e ao presidente cessante da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, que, perante o acordo, não se recandidatou ao cargo.

"A sua abnegação, responsabilidade e amor pelo Porto falou mais alto. Fica para a história como um extraordinário presidente da Assembleia Municipal e como um político capaz de, com desapego, se dedicar ao interesse da cidade", sublinhou.

À Assembleia Municipal, o PSD apresentou Sebastião Feyo de Azevedo, antigo reitor da Universidade do Porto, como candidato a presidente da mesa, contando com o apoio já anunciado do movimento de Rui Moreira.

O presidente da Câmara do Porto agraciou ainda o sentido de responsabilidade do presidente da Concelhia do PSD/Porto, Miguel Seabra, e do cabeça de lista do PSD, o vereador Vladimiro Feliz.

A estabilidade governativa, alcançada com o PSD, é fiel à vontade expressa pelo povo do Porto, considerou.

"E não ponham em causa os méritos e as vantagens das soluções de governabilidade, vejam o que se passa hoje no país", ressalvou Moreira.

No rol de agradecimentos, Moreira, tal como na noite das eleições autárquicas de setembro, recordou o "histórico" do PSD Miguel Veiga, que morreu em 2016.

"Lembrar-se-ão que, na noite das eleições, e não conhecendo a dimensão da vitória ou os posteriores desenvolvimentos, dediquei a vitória a Miguel Veiga. Hoje renovo o tributo, pois sei muito bem que ele defenderia e orgulhar-se-ia da solução que construímos", concluiu.

Os agradecimentos pautaram o discurso de Moreira, que começou o mesmo com a palavra obrigado.

"E este meu obrigado, para além de um profundo sentimento de gratidão, é um inabalável compromisso de continuar ligado ao que nos une aqui hoje: o Porto", reforçou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela