Secções
Entrar

Auditoria da Delloitte reitera indícios de gestão ruinosa

30 de abril de 2015 às 16:40

Segundo o documento o BES tinha"informação suficiente para detectar desconformidades" entre o que a ESI declarava e a realidade

O terceiro bloco da auditoria que a Deloitte conduziu ao Banco Espírito Santo (BES) reitera os indícios de que terá havido uma "gestão ruinosa" no banco "em detrimento dos depositantes, investidores e demais credores".

Tais actos de gestão ruinosa terão sido "praticados pelos membros dos órgãos sociais" do BES, indica o texto, a que a agência Lusa teve esta quinta-feira acesso e que foi enviado na segunda-feira pelo Banco de Portugal à comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).

O terceiro bloco incide no passivo financeiro da ESI, e segue-se à revelação em semanas recentes dos dois primeiros momentos do texto: primeiro sobre a exposição do BES ao BES Angola (BESA) - no qual se apontava também para "gestão ruinosa" - e uma outra parte mais global na qual era dado como certo que a administração do BES liderada por Ricardo Salgado "desobedeceu ao Banco de Portugal 21 vezes, entre Dezembro de 2013 e Julho de 2014", praticando "actos dolosos de gestão ruinosa".

Ainda no capítulo da ESI, o BES possuía "informação suficiente para detectar desconformidades entre a situação reportada nas demonstrações financeiras da ESI e a sua verdadeira situação financeira e patrimonial", mas tal não sucedeu, acrescentam.

Já o relatório final da comissão de inquérito à gestão do BES e do GES foi aprovado na quarta-feira, último dia de trabalhos, com os votos favoráveis de PSD, PS, CDS-PP, abstenção do Bloco de Esquerda (BE) e voto contra do PCP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela