Secções
Entrar

Apuramento de votos em 12 consulados pode "demorar alguns dias"

25 de janeiro de 2016 às 11:43

O aviso é da Secretaria de Estado das Comunidades. Até ao momento foram apurados 61 dos 73 consulados

A contagem nas assembleias de voto dos doze consulados que ainda faltam apurar no estrangeiro para as eleições presidenciais "pode demorar alguns dias" devido a uma questão de logística, adiantou uma fonte da Secretaria de Estado das Comunidades.

"Todos as assembleias onde há menos de cem eleitores não podem ser contabilizadas no próprio local (...). Os votos têm de ser concentrados na secção mais próxima do consulado e só depois disso é que o próprio consulado também abre as urnas. Estamos a falar de distâncias longas e pode demorar alguns dias para apurar todos os resultados", explicou a fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

A mesma fonte adiantou que "não são só os votos residuais que estão espalhados, mas também os da base que os recebe. Porque ainda falta a componente dispersa da votação" e, "por isso, é que ainda há cerca de 18% por apurar".

De acordo com a mesma fonte, até ao momento foram apurados 61 dos 73 consulados (82,19%).

Segundo a informação da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas estão por apurar um consulado em África, quatro na América, três na Ásia e Oceânia, enquanto na Europa faltam cinco dos 31 consulados.

Marcelo Rebelo de Sousa foi no domingo eleito Presidente da República com 52% dos votos, uma percentagem acima dos 50,5% conseguidos na primeira eleição pelo seu antecessor, Cavaco Silva, em 2006.

O ex-líder do PSD e comentador político tornou-se no quinto Presidente da República portuguesa desde o 25 de Abril de 1974, numas eleições em que se registou uma abstenção de 51%.

Segundo os dados do Ministério de Administração Interna, Marcelo obteve 52%, seguindo-se Sampaio da Nóvoa (22,89%), independente apoiado por personalidades do PS, Marisa Matias (10,13%), apoiada pelo BE, Maria de Belém (4,24%), militante do PS, Edgar Silva (3,95%), apoiado pelo PCP, Vitorino Silva (3,28%), Paulo de Morais (2,15%), Henrique Neto (0,84%), Jorge Sequeira (0,3%) e Cândido Ferreira (0,23%).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela