Secções
Entrar

António Costa reúne-se com Cavaco, PAN e BE

12 de outubro de 2015 às 09:30

PSD, CDS-PP e PS vão encontrar-se amanhã, para tentar definir acordo quanto ao Orçamento do Estado e ao programa de Governo

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebe hoje, às 16 horas, o secretário-geral do PS, António Costa, que, antes de ir a Belém, terá ainda encontros com o BE e o PAN.

A reunião entre António Costa e o BE, que chegou a estar marcada para quinta-feira e foi adiada a pedido do partido de Catarina Martins, irá realizar-se às 11 horas, na sede dos bloquistas, enquanto o encontro com o PAN irá decorrer a partir das 14h30.

A audiência de Cavaco Silva a António Costa acontece seis dias depois de o chefe de Estado ter recebido em Belém o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Depois do encontro com Passos Coelho, o Presidente da República fez uma comunicação ao país, na qual anunciou que encarregou o líder do PSD de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma "solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país".

Na comunicação, Cavaco Silva reiterou também que não se substituirá aos partidos no processo de formação do Governo, mas sublinhou que este "é o tempo do compromisso", onde a cultura da negociação deverá estar sempre presente.

No dia seguinte ao encontro, Passos Coelho e o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, assinaram um acordo de Governo e colaboração mútua, no qual propõem ao Presidente da República um executivo de coligação entre os dois partidos, liderado pelo actual primeiro-ministro.

Na cerimónia de assinatura do acordo, o líder do PSD e actual primeiro-ministro anunciou que iria reunir-se com o secretário-geral do PS para promover "uma cultura de diálogo, de compromissos", que assegure "estabilidade para governar".

O encontro entre Passos Coelho, Paulo Portas e António Costa realizou-se na sexta-feira, dia 9 de Outubro de manhã e, no final, o secretário-geral do PS disse ter-se tratado de uma reunião "bastante inconclusiva", alegando que PSD e CDS-PP não apresentaram qualquer proposta concreta.

No lado do PSD, Passos Coelho afirmou que os sociais-democratas e o CDS-PP querem acolher propostas do PS para obter um acordo sobre as linhas gerais do seu Programa do Governo e do Orçamento do Estado para 2016, sem traçar "linhas vermelhas".

Os três partidos marcaram, entretanto, novo encontro para terça-feira, dia 13 de Outubro.

Também na sexta-feira, António Costa esteve reunido com o partido ecologista Os Verdes, num encontro que o líder socialista classificou como "muito produtivo" e a dirigente ecologista Heloísa Apolónia como "útil".

Na quarta-feira, o secretário-geral do PS já tinha estado já reunido com o PCP. No final, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, reafirmou a disponibilidade para viabilizar um elenco governativo socialista e impedir novo executivo da coligação PSD/CDS-PP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela