Secções
Entrar

28% dos portugueses nunca usou Internet

15 de março de 2016 às 13:30

Houve uma diminuição quanto a 2014. Ainda estamos distantes da média europeia

A percentagem de portugueses (dos 16 aos 74 anos) que nunca utilizou Internet diminuiu de 32% em 2014 para 28% no ano passado, anunciou a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), reconhecendo "a distância" da média europeia de 16%.

Os dados do regulador das comunicações, que se referem a portugueses entre os 16 e os 74 anos e constam do relatórioO consumidor de comunicações electrónicas 2015, indicam ainda que a distância face à média da União Europeia é ainda mais evidente entre as pessoas de idades mais avançadas: 27% utilizam a Internet em Portugal, contra 45% na Europa dos 28 (UE28).

O nível de escolaridade também influencia o uso da Internet e em Portugal 49% dos que nunca usaram aquele meio têm um nível de escolaridade mais baixo, contra contra 59% na União Europeia.

"No caso de indivíduos com um nível de escolaridade mais alta (sobretudo com o ensino secundário) Portugal (95,6%) destaca-se por estar bastante acima da média da UE28 (83%) na utilização do serviço de acesso à Internet (mais 13 pontos percentuais)", lê-se na nota da ANACOM.

Nos que têm formação académica de nível superior, Portugal apresenta ainda um maior nível de utilização de internet, 98,4%, contra 96% na UE28.

Os dados do regulador revelam ainda o peso da situação de reforma no uso de internet: em Portugal, 32% das pessoas que nunca usaram internet são reformados, enquanto na União Europeia são 53%.

Sobre o uso de serviços de telecomunicações, a ANACOM diz que cada vez mais os portugueses (com 15 ou mais anos) consomem mais serviços, tendo subido a percentagem do que utilizavam três ou mais serviços de telecomunicações, de 59% em 2011, para 75% em 2015.

"Se considerarmos o consumo dos cinco serviços: telefone fixo, telemóvel, banda larga fixa e móvel e a televisão por subscrição, constata-se que em 2015 os mesmos eram utilizados por um terço dos indivíduos, percentagem que em 2011 era de apenas 13%", acrescenta.

De acordo com a caracterização feita no referido relatório, 73% dos lares têm serviços em pacotes, 40% dispõem de acesso a banda larga fixa por fibra óptica, 38% das pessoas têm banda larga no telemóvel e 67% dos utilizadores de telemóvel têmsmartphones.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela