Secções
Entrar

Concorrência dá "luz verde" à compra da EDP Bioeléctrica pela Altri

03 de setembro de 2018 às 12:38

O valor da operação ascende a 55 milhões de euros.

A Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou a compra pela Altri da posição da EDP no capital da EDP Bioléctrica, devendo a transacção ser concretizada ainda este ano, informou hoje a Altri.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Altri refere que "a Autoridade da Concorrência não se opôs à referida transacção", que - nos termos previstos no acordo celebrado com a EDP -- Energias de Portugal -- deverá realizar-se "ainda no decurso do presente ano de 2018".

Em 31 de Julho a Altri anunciou ter chegado a um acordo com a EDP para comprar, através da sua subsidiária Caima Indústria de Celulose, os 50% que ainda não detinha da EDP Produção - Bioeléctrica, por 55 milhões de euros.

No comunicado então enviado à CMVM, a Altri referia que tinha chegado "a acordo com a EDP, para adquirir, directamente e através da sua subsidiária Caima Indústria de Celulose, 50% do capital social, dos créditos e dos direitos de voto de que aquela é, directa e indirectamente, titular no capital social da EDP Produção -- Bioeléctrica, assumindo assim, em consequência desse acordo, o controlo de 100% desta sociedade".

O valor da operação ascende a 55 milhões de euros, e a concretização do acordo estava "sujeita a notificação prévia à Autoridade da Concorrência, nos termos previstos no respectivo regime jurídico e, por esta razão, condicionada à decisão de não oposição dessa entidade, estimando-se a sua conclusão ainda durante o segundo semestre" deste ano, referia a empresa.

A EDP Bioeléctrica "assume-se hoje como um 'player' de referência no mercado da produção de energia eléctrica produzida a partir de biomassa florestal e, por si directamente ou através das suas subsidiárias integralmente detidas, opera quatro centrais em Portugal, encontrando-se em execução a construção de uma nova central cujo arranque se estima para o primeiro semestre de 2019".

A capacidade instalada global de todas as centrais da EDP Bioeléctrica, já considerando a nova central, é de cerca de 100megawatts(MW).

"Este acordo permitirá à Altri prosseguir a sua estratégia de melhoria contínua na integração entre a fileira florestal produtora de biomassa e a produção de energia a partir deste recurso renovável, aumentando a sua capacidade de contribuição activa para a melhoria do ordenamento e da limpeza da floresta e, consequentemente, para a sua sustentabilidade, preocupação actual e absolutamente premente no nosso país, o que para a Altri, desde há largos anos, constitui uma das suas prioridades", concluía a empresa, no comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela