Sábado – Pense por si

Muitos portugueses escaparam ao rótulo de "retornado", mas não ao sentimento de perda
Bruno Faria Lopes

"Retornados": histórias dos que não voltaram a Portugal

Milhares de portugueses que saíram de Angola e de Moçambique há 50 anos não vieram para Portugal ou apenas passaram pelo país. Muitos já tinham nascido em África. Houve quem voltasse mais tarde, mas vários continuam fora, onde se relançaram. Escaparam ao rótulo de "retornado", mas não ao sentimento de perda.

Grande pilha de toros de madeira armazenada para fins industriais
Bruno Faria Lopes

O circuito da (boa) madeira ardida

A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.

Admirável Mundo Verde

Das cinzas às cinzas (I)

A ocupação massiva do território nacional com eucaliptal deve preocupar-nos porque se trata de uma árvore altamente inflamável, que seca os solos e os lençóis de água e não se integra facilmente nos nossos sistemas agro-silvo-pastoris, dada a sua relação com outras espécies, não só de flora mas também de fauna.

Com os Pés na Terra

Portugal ou Eucaliptal?

Precisamente por esta dicotomia, o debate público foi criando um tabu em torno deste tema, pois os benefícios económicos eram demasiado grandes, ao ponto ofuscarem a importância da devastação dos solos, perda de biodiversidade e qualidade de vida das populações.

Lucília Galha

A solução para comer sem culpa

Várias empresas desenvolveram formas de eliminar o açúcar depois da ingestão, seja através de enzimas ou de combinações de fibras que atuam como esponjas.

Ana Bela Ferreira

Graça Borges Castanho: Cultivo da canábis "tem de ser encarado com a naturalidade com que se cultiva milho"

A planta da canábis pode ser usada em baterias em vez do lítio, para fazer papel ou isolamento na construção absorvendo CO2. Nas vésperas da II Edição da CannaPortugal – Expo Internacional de Cânhamo e Canábis, a fundadora do evento falou à SÁBADO sobre a urgência de deixar de se dividir a exploração em uso industrial e medicinal de forma a evitar desperdício.

Lucília Galha

Limpar a casa com vinagre e limão

São fáceis de fazer e baratos – se não exagerar nos óleos essenciais. Mas modere as expectativas, a eficácia não é igual.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente