Secções
Entrar

Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo dá favoritismo a Messi

11 de janeiro de 2016 às 17:00

CR7 defendeu que ele, Neymar e Messi são os finalistas por "mérito próprio" e que "dedicação e trabalho árduo" são os segredos do seu sucesso

Cristiano Ronaldo apontou hoje Lionel Messi como "favorito" para vencer a Bola de Ouro 2015, e revelou determinação em continuar a bater recordes, pelos seus clubes e nas diversas competições.

"Não era surpresa se ganhasse eu ou o Neymar, mas o Leo parte em vantagem, pois também a nível colectivo ganhou muitos troféus. Mas estamos aqui os três por mérito próprio", vincou, na conferência que antecipa a entrega da Bola de Ouro, que vai premiar o melhor futebolista do mundo em 2015.


Finalista com o estreante brasileiro Neymar e o argentino Lionel Messi, Cristiano Ronaldo entende que o seu desempenho esteve sempre em alta, apesar dos grandes títulos terem fugido ao seu Real Madrid. O madeirense ganhou a Bola de Ouro nas duas últimas edições e já soma três destes galardões. 

"Acho que se estou aqui é por mérito próprio, pela época que fiz, pelo bom nível individual que tive. Para mim não é uma surpresa. Obviamente o Leo tem mais probabilidades - e talvez o Neymar -, mas se estou aqui é porque os jogadores, capitães e selecionadores votaram em mim e por isso estou muito feliz", completou.

Para Cristiano Ronaldo, o segredo do sucesso é simples: "O meu melhor é a dedicação e trabalho árduo para atingir o que desejo. Para ter resultados diariamente. Não há outra forma de o conseguir. Talento sem trabalho não é nada".

CR7 assume ainda que adora bater recordes, nos clubes, no Real Madrid, na Liga dos Campeões, e que trabalha diariamente tendo em mente melhorar sempre.

O capitão da selecção de Portugal rejeita qualquer "pressão" por ser finalista pela oitava vez destacando antes a "grande honra" por estar nomeado de novo, ao lado de Messi, finalista pela nona vez, e Neymar, estreante.

"Marquei muitos golos e estou muito orgulhoso por ter estado a um nível levado. Estou feliz. É claro que todos querem ganhar, mas apenas um o fará", disse.

O avançado do Real Madrid evitou ainda comentar os escândalos sucessivos em torno da FIFA, dizendo que tenta focar-se sempre no futebol e em treinar para ser "melhor no futebol e na vida".

Quando desafiado a enumera uma qualidade de Lionel Messi que gostaria de possuir, Cristiano Ronaldo disse, em tom bem-disposto, que o pé esquerdo do argentino "não é mau".

A gala de Zurique, que vai ter início às 17h30 (hora de Lisboa), distingue também o melhor treinador do ano, galardão para o qual são candidatos os espanhóis Pep Guardiola (Bayern Munique) e Luís Enrique (FC Barcelona), que vão estar ausentes, e o argentino Jorge Sampaoli (Chile).

No sector feminino, a norte-americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Muyama e a alemã Celia Sasic, que se retirou aos 27 anos, são as candidatas ao troféu de melhor do ano.

Quanto aos treinadores de um conjunto feminino, a escolha recairá num seleccionador: são candidatos a norte-americana Jill Ellis (Estados Unidos), o galês Mark Sampson (Inglaterra) e o japonês Norio Sasaki (Japão).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela