Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo dá favoritismo a Messi
CR7 defendeu que ele, Neymar e Messi são os finalistas por "mérito próprio" e que "dedicação e trabalho árduo" são os segredos do seu sucesso
Cristiano Ronaldo apontou hoje Lionel Messi como "favorito" para vencer a Bola de Ouro 2015, e revelou determinação em continuar a bater recordes, pelos seus clubes e nas diversas competições.
"Não era surpresa se ganhasse eu ou o Neymar, mas o Leo parte em vantagem, pois também a nível colectivo ganhou muitos troféus. Mas estamos aqui os três por mérito próprio", vincou, na conferência que antecipa a entrega da Bola de Ouro, que vai premiar o melhor futebolista do mundo em 2015.
Finalista com o estreante brasileiro Neymar e o argentino Lionel Messi, Cristiano Ronaldo entende que o seu desempenho esteve sempre em alta, apesar dos grandes títulos terem fugido ao seu Real Madrid. O madeirense ganhou a Bola de Ouro nas duas últimas edições e já soma três destes galardões.
"Acho que se estou aqui é por mérito próprio, pela época que fiz, pelo bom nível individual que tive. Para mim não é uma surpresa. Obviamente o Leo tem mais probabilidades - e talvez o Neymar -, mas se estou aqui é porque os jogadores, capitães e selecionadores votaram em mim e por isso estou muito feliz", completou.
Para Cristiano Ronaldo, o segredo do sucesso é simples: "O meu melhor é a dedicação e trabalho árduo para atingir o que desejo. Para ter resultados diariamente. Não há outra forma de o conseguir. Talento sem trabalho não é nada".
CR7 assume ainda que adora bater recordes, nos clubes, no Real Madrid, na Liga dos Campeões, e que trabalha diariamente tendo em mente melhorar sempre.
O capitão da selecção de Portugal rejeita qualquer "pressão" por ser finalista pela oitava vez destacando antes a "grande honra" por estar nomeado de novo, ao lado de Messi, finalista pela nona vez, e Neymar, estreante.
"Marquei muitos golos e estou muito orgulhoso por ter estado a um nível levado. Estou feliz. É claro que todos querem ganhar, mas apenas um o fará", disse.
O avançado do Real Madrid evitou ainda comentar os escândalos sucessivos em torno da FIFA, dizendo que tenta focar-se sempre no futebol e em treinar para ser "melhor no futebol e na vida".
Quando desafiado a enumera uma qualidade de Lionel Messi que gostaria de possuir, Cristiano Ronaldo disse, em tom bem-disposto, que o pé esquerdo do argentino "não é mau".
A gala de Zurique, que vai ter início às 17h30 (hora de Lisboa), distingue também o melhor treinador do ano, galardão para o qual são candidatos os espanhóis Pep Guardiola (Bayern Munique) e Luís Enrique (FC Barcelona), que vão estar ausentes, e o argentino Jorge Sampaoli (Chile).
No sector feminino, a norte-americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Muyama e a alemã Celia Sasic, que se retirou aos 27 anos, são as candidatas ao troféu de melhor do ano.
Quanto aos treinadores de um conjunto feminino, a escolha recairá num seleccionador: são candidatos a norte-americana Jill Ellis (Estados Unidos), o galês Mark Sampson (Inglaterra) e o japonês Norio Sasaki (Japão).
Edições do Dia
Boas leituras!