Sábado – Pense por si

Os 50 anos de Letizia

Sónia Bento
Sónia Bento 15 de setembro de 2022 às 08:00

A plebeia que se casou com o filho dos reis D. Juan Carlos e D. Sofia percorreu um longo caminho para encontrar o seu lugar na família real espanhola. Hoje, depois de 10 anos como princesa das Astúrias e oito como rainha consorte, Letizia é uma profissional da monarquia.

A rainha que se tornou a peça fundamental da família real espanhola, faz 50 anos, esta quinta-feira, 15. Mulher de Felipe VI, que subiu ao trono em 2014, Letizia continua a ser um enigma para muitos, mesmo após um duro caminho para encontrar o seu lugar no palácio da Zarzuela. No seu 50.º aniversário, a imprensa espanhola e autores de livros traçam o perfil de uma mulher que dizem ser "hiperativa, dissidente, obsessiva, incisiva, determinada, perfeccionista, controladora e telegénica", que conseguiu dar um sentido profissional ao seu papel. Hoje, depois de 10 anos como princesa das Astúrias e oito como rainha consorte, Letizia é uma profissional da monarquia. Empoderou-se, tem instinto, respeita o protocolo e tem consciência da necessidade de manter uma instituição questionada por parte da sociedade espanhola e alvo de controvérsia entre os partidos políticos. À parte de ser rainha, é uma mãe de duas adolescentes que gosta de passear com elas por Madrid, de sair com os amigos e de ir ao cinema e às compras.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".