Sábado – Pense por si

O dandy que apaixonou Lagerfeld

Sónia Bento
Sónia Bento 02 de setembro de 2017 às 08:00

Tinha uma elegância e um magnetismo invulgar e seduziu homens e mulheres nos anos 70 e 80, em Paris. Viveu com o designer alemão até à sua morte, numa relação sem sexo

"Dizem que foi meu namorado mas não é verdade. Era a pessoa mais divertida e mais distinta que conheci. Selvagem e chique. Tinha todos os defeitos e todas as qualidades. Para mim, era divino, para outros diabólico", disse Karl Lagerfeld numa das poucas ocasiões em que falou sobre Jacques de Bascher de Beaumarchais, o dandy mais extravagante de Paris, nos anos 70 e 80. O director criativo da Chanel teve uma enorme paixão por esse homem e transformou-o no primeiro "muso" masculino do mundo da moda. A jornalista francesa Marie Ottavi conta agora em livro a história do gigolo que não deixava dúvidas sobre a sua homossexualidade, num tempo de excessos em que muitos a escondiam, e que ficou conhecido como "anjo negro".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.